Tanembaum

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1139 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Interamericana de Porto Velho
Nome: Quele Bastos das Neves Professor: Eduardo Zimmer
Curso: Rede de computadores Disciplina: Redes de computadores
Série: 2º Período Turno: Noturno

Virtual LAN

VLANs - Redes Locais Virtuais
O que são VLANs?

Dentro de uma rede de computadores, uma VLAN é quando você cria uma separação entre partesda rede. Você literalmente divide a rede em pedaços separados, aonde um pedaço não fala com o outro (pelo menos não diretamente). Assim temos um único switch que se conecta a todos os computadores da rede, porém o administrador informa ao switch quais computadores (ou impressoras, servidores, telefones IP, etc.) se falam diretamente e quais não podem se falar.
Assim, cada "ilha" é uma VLAN. Ouseja, temos apenas um switch real, porém várias redes virtuais (dai o termo VLAN). O conceito de VLAN pode se estender a vários switchs, em uma rede grande. O conceito é o mesmo: um equipamento de certa VLAN (para exemplificar, vamos chamar de VLAN 10) fala diretamente com qualquer dessa mesma VLAN, estando no mesmo switch ou não. Já um equipamento que esteja conectado na VLAN 15 não consegue falardiretamente com outro que esteja na VLAN 10, estando esse outro no mesmo switch ou não.
Então quando um administrador criar VLANs em uma rede, ele está separando essas redes. Para uma VLAN pode falar com outra, é necessário um roteador ou firewall conectado a cada uma das VLANs, fazendo a ponte entre elas.
Para que servem as VLANs?

Mas qual a razão de se criar VLANs em uma rede?
A primeirarazão é evitar a grande quantidade de broadcasts.
Assim uma das razões de se dividir a rede em VLANs é diminuir a quantidade de broadcasts que cada equipamento recebe. Um computador em uma rede de 1000 computadores vai receber o dobro de broadcast do que se ele estivesse em uma rede de 500 computadores. Assim se eu dividir uma rede de 1000 equipamentos em duas VLANs de 500 máquinas, eu reduzoautomaticamente para a metade a quantidade de pacotes de broadcasts.
Assim, o controle dos broadcasts é uma razão para se implementar VLANs, porém uma razão fraca e mesmo assim em redes muito grandes.
Aspectos positivos

Por ser algo simples, a VLAN tem apenas uma função: impedir que equipamentos de VLAN diferentes se falem diretamente. Então vamos responder à pergunta: que tipo de problemas a VLANresolve?
Existem vários momentos em que o administrador de uma rede vê necessidade de separar a rede em pedaços.
Redução do Broadcast
Em primeiro lugar vem à divisão da rede em partes para diminuir broadcast. Quando um equipamento envia um broadcast para a rede (por exemplo, ARP, RARP ou requisição DHCP) esse pacote chega a todos os outros equipamentos daquela VLAN. Em redes pequenas obroadcast não é problema, mas em redes maiores isso pode ser desperdício de banda importante. Ao separar a rede em pedaços, o administrador limita a alcance de cada broadcast e controla o problema.
Segurança Dentro da Rede e Isolação de Usuários
A segunda aplicação das VLANs é garantir segurança. Nesse caso podemos ter várias situações onde esse benefício é útil. Pode ser dentro de um provedor, quequer evitar que um cliente cause problemas em outros, quer seja por receio de existir um hacker entre os clientes, quer seja por receio de que um cliente com vírus contamine outros. Neste caso a separação em VLANs impede que usuários se enxerguem e causem problemas entre si.
Aspectos negativos

Na verdade a VLAN não causa "dificuldades" nem traz problemas, o uso de VLAN tem apenas algumasconsequências que o administrador precisa estar atento, mas não são na verdade problemas.
Roteamento
A primeira questão no uso das VLANs é: como interconectar as redes que foram separadas pelas VLANs? Neste caso é necessário um roteador (ou um switch com capacidade de roteamento, os chamados switchs L3). A questão é que sempre que colocamos um equipamento L3 no caminho, temos um atraso maior. É...
tracking img