Tampoes biologico

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1793 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Tampões Biológicos

Os tampões biológicos são necessários em aplicações farmacêuticas, química de proteínas, análise enzimática, engenharia de tecidos, aplicações tecnológicas e pesquisas terapêuticas.
Os sistemas de tampões podem ser usados como tampões padrão para processos de produção e métodos bioanalíticos, para a preparação de meios de cultura, para aplicações bioquímicas em baixatemperatura e como eluente em cromatografia. Os tampões são usados em quase todos os experimentos realizados porque oferecem vantagens para o controle das condições de reação e rendimento em síntese orgânica. A tarefa do tampão é criar um ambiente definido para as biomoléculas para que elas possam ser mantidas em uma forma estável e nativa e permaneçam totalmente ativas.
Como um dos maioresfabricantes de tampões da Europa, a Merck fornece tampões em vários graus, tamanhos de embalagem e de acordo com a específica análise do cliente. Nós utilizamos apenas substâncias altamente purificadas com especificações definidas, o que garante processos reprodutíveis em escalas de laboratório e produção.
Tampões biologico e suas atuações contra variação do pH.
Muitas reações quimica queocorre dentro de uma celula, ou mesmo fora delas, depemde de pH.Pequenas variaçoes no pH podem afetar a velocidade de uma reação quimica ou mesmo não permitir que ela ocorra o que pode acarretar na morte celular. Durante o metabolismo celular ocorre liberação ou consumo de muitos ácidos para previnir alterações na quantidade de H+ e preservar a funçãocelular. A variação do pH tambem pode ocorrer por meio de administração de medicamentos ou então serem geradas devido a problemas fiseológicos ou doenças. A forma como o organismo regula a concentração de H+ é de fundamental importancia e ocorre no interior dascélulas(liquido intracelular),entre as células(liquido intersticial) e no sangue (liquido intravascular). Os mecanismo de defesa do organismo contra alterações de pH são químicos ou então fiseológicos e ambos estão interligados.Os mecanismos químicos são representados pelas substancias químicas que encontram dissolvidas no plasma, líquido itersticial ou líquido intracelular e que agem como ácido e bases oriundos deo própios metabolismo, medicamentos ou distúrbios fiseológicos(sistemas-tampão). Os mecanismo fiseológicos são representados pelos pulmões e pelos rins,que eliminasubstâncias indesejáveis ou em exesso,ácidas ou bases,e reservam outras,dependendo da necessidade momentânia do indivíduo.
Principais sistema do tampoes biologicos.
*Sistema bicarbonato/Ácido carbônico:É o mais importante para evitar variações de pH produzidas por acidosnão-voláteis.Composto por AC carbônico e bicarbonato de sódio e está presente no nosso plasma.
*Sistema proteínas:Mais abundante no organismo e tampona tanto no meio itra quanto extracelular.As proteinas são formadas por aminoácidos,os quais possuem um caráter anfótero(ácido ou base).
*Sistema hemoglobina:Sistema tampão extremamente importante para os acidos voláteis.Pode tamponar através dedois mecanismo(proteína ou grupo imidazol).
1a Etapa (plasma):Produção de CO² decorrente do metabolismo pdendo causar uma acidose intensa.A hemoglobina evita essas acidose sequestrando um próton do meio e diminuido com isso a formação de ácido carbônico.Osinal para que a hemoglobina sequestre o próton do meio é a liberação de oxigêneo....
tracking img