Tales de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1655 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Estadual de Ensino Fundamental Professor Doutor Domingos João Baptista Spinelli

Trabalho de Filosofia

Tema Os filósofos pré-socráticos



Data: 17/04/2012
Trabalho de Filosofia
Tales de Mileto
Tales de Mileto (640 a.C.- 550 a.C.) foi considerado o primeiro filósofo e fundador daEscola Jônica (a Jônia era uma região situada no litoral da porção asiática das colônias gregas). Foi geômetra e astrônomo, ficou famoso por ter previsto um eclipse solar no ano de 585 a.C.

Elaborou uma nova forma de pensar, diferente do modelo mítico que encontrava explicações sobre a realidade nos deuses. Suas investigações eram baseadas na observação das coisas, tentando buscar um princípio(arkhé) que permanecesse, apesar do fluir das coisas.
Tales encontrou na água essa substância de onde tudo se origina e para onde tudo retorna na sua existência passageira. Essa posição deve-se ao fato de Tales observar que os animais, as plantas etc., necessitam de água para sobreviver e se desenvolver. Além disso, o mundo até então conhecido também parecia estar "sobre a água”, rodeado esustentado por ela. Daí Tales acreditar que o princípio universal que cria e rege todas as coisas ser a água.
Disso decorre que a alma, como vida, também era constituída de água e, assim sendo, “todas as coisas estariam cheias de deuses”. Dessa forma, pôde Tales declarar que a magnésia (ímã) atrai o ferro por também possuir uma alma.
Com isso, Tales inaugura uma nova forma de abordar os fenômenosnaturais, buscando encontrar noções de causa e origem para a realidade, mas que fossem explicadas não mais pelos desígnios dos deuses e sim pela observação racional que identifica um princípio oculto que gera todas as coisas.

Anaximandro

Filósofo e astrônomo grego, Anaximandro nasceu em 610 a. C., em Mileto, onde também teria morrido em 547 a. C. Sabe-se que era discípulo de Tales, e ohistoriador Apolodoro de Atenas refere-se a ele, vivo, em 546 a. C.. São-lhe atribuídas a descoberta da obliquidade da eclíptica, a introdução do quadrante solar e a invenção de mapas geográficos.

Mileto foi uma importante cidade da Ásia Menor, no sul da Jônia, fragilizada pelos conflitos de ordem política. Conquistada pelos lídios, acabou sendo parcialmente destruída pelos persas. Mileto teriaconhecido uma nova fase de progresso durante o período imperial de Roma. Depois, no final do século 10, teria sido destruída por um terremoto.

Anaximandro pertenceu à Escola de Mileto, fundada por Tales (640 a. C. - 545 a. C.), responsável por formular a primeira teoria cosmológica, sobre a origem e a formação do mundo.

Segundo Anaximandro, o princípio, ou elemento primordial, era o "apeíron",infinito ou indeterminado, a matéria eterna e indestrutível, da qual provêm todos os seres finitos e determinados, e na qual os contrários - como o quente e o frio, o seco e o úmido -, em luta uns com os outros, são finalmente reabsorvidos.

Anaximandro também tratou da origem dos seres vivos, que teriam vindo do barro e formariam sequencia desde o mais simples até o homem, surgido de um serpisciforme.

A Anaximandro se atribui a medição dos solstícios e dos equinócios, trabalhos para determinar a distância e o tamanho das estrelas - e a afirmação de que a Terra é cilíndrica e ocupa o centro do Universo.

Heráclito

Estima-se que Heráclito tenha nascido mais ou menos, em 550 a. C., em Éfeso, na atual Turquia. Mas não se sabe muito a respeito de sua vida. O filósofo era descendentedos reis de Éfeso, que era uma colônia de Atenas, mas abriu mão do título em favor do seu irmão. 

Acredita-se que Heráclito era autodidata, já que, ao contrário da maioria dos filósofos antigos, suas obras não são classificadas em escolas ou movimentos. Em seus escritos, refletia sobre ciência, teologia e relações humanas, além de criticar o pensamento vigente dos poetas épicos e até de...
tracking img