Talentos diversos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1800 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO




O envelhecimento da população brasileira já é fato que não pode ser mais desconsiderado. O avanço da medicina proporcionou ao homem, um aumento na expectativa de vida. Com isso, o Brasil passa por um período em que a população se depara com um alto índice de pessoas idosas e a sociedade não se preparou para recebê-los, nem adquiriu mecanismos para suprir asnecessidades físicas, tão pouco, psicológicas, exigidos para atender essa parte da população. Para entender melhor este assunto, coloca-se em abordagem a realidade da região, tendo como principal foco o Lar da Providência, localizado na cidade de Aragarças, Goiás. Este ensaio tem por objetivo retratar a realidade do Lar da Providência em seus aspectos físico-estrutural e humanístico, trazendo relatos dahistória viva de um grupo, muitas vezes esquecido e abandonado pela sociedade. Apresentando a relação entre os institucionalizados (idosos e colaboradores internos), a relação do Lar da Providência com a realidade social (visitantes, voluntários, parentes) e os principais motivos que levam os idosos a viverem na instituição e como se sentem com essa decisão. Pois, o idoso não consegue escapar dodrama que começa com sua retirada da vida social, que impulsiona a violência destinada a ele e se solidifica na limitação de sua liberdade, comprometendo o exercício de sua dignidade, e finalmente, completando esse ciclo na experiência do asilo.


2 RESGATE DA HISTÓRIA DO LAR DA PROVIDÊNCIA



A história do Lar da Providência começa a ser contada a partir da iniciativa do PadreVicente Tobbem em construir um abrigo para idosos desprovidos de um lar e família. Com muito esforço o Padre Vicente conseguiu êxito em seu propósito e através de doações da população local e de um grupo de voluntários holandeses inaugurou o prédio no ano de 1985.
A partir de então o Padre Vicente deu seguimento em seu trabalho abrigando os idosos e administrando a instituição, tudocom base em doações feitas pela sociedade local (Selma Valoes, Sr José da Construlares, saudoso Ladislau Cristino Cortes, vulgo Lalau, entre outros). Com muita dificuldade, principalmente no âmbito financeiro, em 1991, ocorreu então a doação da instituição por parte do Padre Vicente para a Associação Beneditina da Providência, que coordena o Lar até os dias atuais.


3 ESTRUTURA EFUNCIONAMENTO FÍSICO E HUMANO




O Lar da Providência é constituído por 5 pavilhões e abriga 59 pessoas, sendo 23 mulheres e 36 homens, a maioria com necessidades especiais. A instituição conta com 22 funcionários, todos registrados, sob coordenação da Irmã Maria do Carmo e colaboração de mais 3 irmãs ( Ana, Líbera e Olga).
São servidas 4 refeições diárias: café da manhã às 7:00,almoço às 11:00, lanche 14:30 e janta às 17:00. Sendo o lanche da tarde, geralmente cedido por doações semanais fixas.
A limpeza ocorre de 2 a 4 vezes ao dia, a quantidade de banho não é pré determinada, varia de acordo com a necessidade de cada pessoa, suas roupas são trocadas toda vez que se faz necessário.
Conforme a aptidão física individual os idosos praticam atividadesfisioterápicas semanais e são atendidos quinzenalmente pelo Doutor Martoni, esse mantido em convênio com a Prefeitura Municipal de Aragarças.
A prática religiosa é opcional aos moradores do Lar, e há realizações de orações todos os dias.


4 FLUXO FINANCEIRO E DOAÇÕES


Tendo em vista os cuidados necessários para que o idoso goze de boa assistência, tem-se o grande obstáculo dasdificuldades financeiras. De acordo com informações cedidas pela irmã Maria do Carmo, diretora do Lar, o gasto com a folha de pagamento ultrapassa 20 mil reais. Com medicamento gasta-se mensalmente cerca de 1.000 reais, mesmo com o SUS (Sistema Único de Saúde) auxiliando com grande parte da medicação. No que diz respeito à entrada de capital, de cada idoso é descontado 70 % da aposentadoria para...
tracking img