Talassociclo (meio marinho)

O oceano é, não só o berço da vida, como o maior reservatório, que da própria vida, quer dos elementos que lhe são essenciais. O mar é assim a maior força para moldar as condições de vida, tanto na terra como na água doce.
As características do mar que apresentam maior interesse ecológico podem ser apontadas como segue:
• o mar é grande; cobre 70 por cento da superfície da terra (361 milhões de Km2).
• o mar é fundo e a vida estende-se a todas as suas profundidades.
• o mar é contínuo; não está separado, ao contrário do que se verifica com os "habitats" da terra e das águas doces.
Todos os oceanos se comunicamentre si. A temperatura, a salinidade e a profundidade são as principais barreiras que se opõem à livre deslocação dos organismos marítimos. Mas com pouca importância se comparadas com as barreiras do outros dois biociclos.
• O mar está em contínua circulação; as diferenças de temperatura do ar entre os pólos e o equador provocam ventos fortes, como os alísios (que sopram constantemente na mesma direção durante o ano), os quais, combinados com a rotação da Terra, originam correntes definidas.
• O mar é dominado por ondas de vários tipos e marés causadas pela atração da Lua e do Sol. As marés são especialmente importantes nas zonas costeiras, ondea vida marítima costuma ser particularmente variada e densa.
• O mar é salgado. A salinidade, ou o teor em sais, é em média 35 partes de sais, em peso, por 1000 partes de H2O, ou seja, 3,5 por cento. Cerca de 2,7% é de cloreto de sódio e o restante é constituído principalmente por sais de magnésio, cálcio e potássio.

Limnociclo (meio dulcícola)


Os habitantes de água doce podem considerar-se convenientemente divididos em duas séries, como segue:
• Habitats de água parada, ou lênticos: lago - lagoa - charco ou pântano.
• Habitats de água corrente, ou lóticos: nascente - curto de água (regato - ribeiro) - rio.
Os "habitats" [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 11). Talassociclo, limnociclo, epinociclo. TrabalhosFeitos.com. Retirado 11, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Talassociclo-Limnociclo-Epinociclo/466063.html

MLA

"Talassociclo, limnociclo, epinociclo" TrabalhosFeitos.com. 11 2012. 2012. 11 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Talassociclo-Limnociclo-Epinociclo/466063.html>.

MLA 7

"Talassociclo, limnociclo, epinociclo." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 11 2012. Web. 11 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Talassociclo-Limnociclo-Epinociclo/466063.html>.

CHICAGO

"Talassociclo, limnociclo, epinociclo." TrabalhosFeitos.com. 11, 2012. Acessado 11, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Talassociclo-Limnociclo-Epinociclo/466063.html.