Taina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os grupos indígenas Jê, Pampiano e Guarani povoaram o Rio Grande do Sul antes da ocupação européia.
----------------------------



Os Jês habitavam na região do planalto meridional, os mesmoorganizavam-se em dois clãs isogâmicos: o clã da lua que era de guerreiros e o clã dos sol, formado por caçadores.O Clã da lua dividia-se na metade votoro e na outra metade canheru, o clã do sol eraformado pelas metades aniqui e a outra metade por camé. O pai escolhia o clã da para qual a criança iria, a fim de manter o equilíbrio entre os clãs, necessário para o ritual religioso.


A terraonde habitavam pertencia à comunidade, com o território de caça marcado, organizavam-se a caça em grupos, tento o cuidado de matar apenas os machos e de mudar o lugar de caça a cada dois anos.



Ocasal realizava a coleta de pinhão, transformando-o em farinha. A coleta do mel era comunitária, cada homem recebia uma vasilha de outra família, no fim da tarde os mesmo reuniam junto da aldeiaentrando todos ao mesmo tempo entregando o mel para a dona do pote.

Praticavam a agricultura rudimentar, o homem preparava o terreno e a mulher planta e colhia. Cultivavam o milho, a mandioca, aabóbora e a batata doce.

Tinham habito de cuidar da limpeza de seu corpo e enfeitavam-se com penas e penteados complicados e também com pinturas corporais. Furavam o lábio inferior para colocar o tembetá.O grupo realizava o controle social punindo o homem faltoso com a expulsão de choça comum ou designando-lhe tarefas femininas. E a mulher faltosa era entregue a outro homem como punição. A mulher doJê até hoje é a mais agressiva que o homem, chegando a bater no marido que não reage. Os Jês acreditavam em Maré, Deus criador e civilizador.

Os Jês foram destruídos pelas epidemias de origemeuropéia e africana, bem como pela ação dos bandeirantes e brugueiros nos séculos XVII e XVIII. Os brugueiros profissais recebiam pagamento por índio morto.










OS PAMPIANOS

Os...
tracking img