Tailandia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2136 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tailândia

O Reino da Tailândia é um país asiático, dividido entre a Indochina e a Península Malaia. É limitado a norte e a leste pelo Laos, a sul pelo Camboja, pelo Golfo da Tailândia e pela Malásia, a oeste pelo Mar de Andaman e a oeste e norte por Myanmar. A capital do país é a cidade de Bangkok.

História

A Tailândia é um segmento do Reino do Sião. O Sião não foi colonizado por nenhumapotência europeia, tendo sido invadido muitas vezes pela Grã-Bretanha e pelo vice-Reino da União Indiana, por isso foi um território de muitos conflitos e batalhas no século XVII e século XVIII. Até o século XVIII a França disputou a região, que hoje é a Tailândia, com os britânicos e povos da região. Mas depois a Indochina (da França) tornou-se amiga do povo e uma prova disso era acomercialização de produtos e mercadorias. Com essa amizade pôde bloquear e destruir os ataques e invasões feitas pelos britânicos.

Política

A política de Tailândia ocorre atualmente em uma estrutura de monarquia constitutional, por meio do qual o primeiro-ministro é o chefe de governo e o monarca hereditario é o chefe de estado. O poder executivo é exercitado atualmente por uma junta militar que apontaseus Primeiro Ministro e o Gabinete. O poder legislativo é investido em uma legislatura apontada pela junta. O judiciario é independente do executivo e do legislativo. As atividades políticas são proibidas atualmente. Antes do golpe de estado de 2006, o reino era uma democracia parlamentar, com uma legislatura bicameral eleita.
Tailândia tinha sido governada por reis desde o décimo terceiro século.Em 1932, o país transformou-se oficialmente em monarquia constitutional, embora na prática, o governo tenha sido dominado pelas forças armadas e pela burocracia da elite. A constituição atual do país foi promulgado em 2006.
O rei de Tailândia tem pouco poder direto sob a constituição mas é um símbolo da identidade e da unidade nacional. Rei Bhumibol - que está no trono desde 1946 - possui umenorme respeito do povo e autoridade moral, que se usou na ocasião para resolver as crises políticas que ameaçaram a estabilidade nacional.
Atualmente, a Tailândia é governada por uma junta militar que se intitula Conselho para a Segurança Nacional. Em 19 setembro 2006, o CSN encenou um golpe de estado que dominou o governo eleito de Thaksin Shinawatra. Desde então, a Tailândia foi governada por umajunta militar liderada pelo general Sonthi Boonyaratglin, que mais tarde apontou o general Surayud Chulanont, que é membro de Conselho Privativo do Rei, como o Primeiro Ministro. O golpe e a junta foram endossados pelo rei Bhumibol Adulyadej em um decreto real no dia que se seguiu ao golpe. As eleições parlamentares de 2007 foram vencidas por Samak Sundaravej e seus aliados. Em 2008 oprimeiro-ministro foi demitido por violação das leis sobre incompatibilidades.

Subdivisões

A Tailândia se divide em 75 províncias (changwats) e 1 municipalidade (maha nakhon) com o mesmo nível administrativo das províncias.
As províncias estão reunidas em 4 regiões que não possuem função administrativa e são utilizadas apenas para fins estatísticos e geográficos, são elas: Central, Norte, Nordeste eSul.
Em algumas ocasiões a Região Central se divide em duas, Região Leste e Região Central, conforme divisão apresentada a seguir.
A Metrópole de Bangkok apesar de pertencer a Região Central, para fins de Censo, é apresentada destacada desta região.
O nome de cada província é o mesmo de sua capital, algumas vezes com o prefixo Mueang (ou Muang) para evitar confusão com a província.
Com aexceção da província Songkhla, a capital é também a maior cidade da província.

• A Metrópole de Bangkok, a única municipalidade, é a divisão administrativa com maior população e densidade demográfica;
• Nakhon Ratchasima é a maior província;
• Samut Songkhram é a menor província;
• Mae Hong Son é a província de menor densidade demográfica;
• Ranong é a província com menor...
tracking img