Taepyeongmu

506 palavras 3 páginas
Taepyeongmu é uma dança coreana com o objectivo desejar paz para o reino, Taepyeongmu 태평무 significa “dança da grande paz “. A origem exacta desta dança é desconhecida, mas o estilo actual da dança foi criado por Seongjun Han (1874-1941). Esta dança tem muitas influências xamãs, que podem ser vistas nos passos complicados e nos padrões rítmicos da música. Taepyeongmu foi particularmente influenciada por Gyeonggi-dodanggut, um ritual xamã para venerar o deus da vila na província de Gyeonggi.
Os movimentos desta dança são muito complicados, incluem 22 tipos de movimentos de braços, 15 tipos de passo, 5 tipos de movimento de corpo, etc, etc. Entre todos os passos, os movimentos dos pés e os gestos dos pés são considerados os mais importantes.
As roupas usadas nas performances desta dança são similares às gwangbok 관복 (literalmente: roupas oficiais) usadas antigamente pelos reis e rainhas na Coreia, porque se acredita que esta era dançada pelos reis e rainhas para desejar paz ao seu reino. A dança taepyeongmu é o 92º tesouro imaterial da cultura coreana.
Gang Seon Yeong que dedicou a sua vida à dança tradicional, construiu o Taepyeongmu Initiation Hall (태평무 전수관) com o seu dinheiro em 1988 na sua aldeia natal em Anseong, para preservar esta dança tradicional. Todos os sábados há actuações de danças tradicionais para os visitantes e todos os anos realizam-se concursos para preservar esta dança tradicional e para descobrir novos talentos.

Nas artes plásticas
A arte coreana é fortemente influenciada pelo budismo e confucionismo.37 Entre as artes plásticas mais desenvolvidas encontram-se a pintura, a caligrafia e a cerâmica. A pintura coreana é muito antiga — o Mural de Goguryeo, ainda preservado, data da época dos três reinos, ainda que esta arte tenha alcançado o seu máximo apogeu durante a Dinastia de Goryeo. A maioria destas obras são de temática religiosa, e o paisagismo se desenvolveu durante o esplendor no período da dinastia Joseon. A caligrafia se desenvolveu

Relacionados

  • eu e eu
    1811 palavras | 8 páginas