Taekendow

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2835 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA DE EDUCAÇÃO FÍSICA- 2º BIMESTRE

TAEKWONDO: ESPORTE OLÍMPICO





Curitiba
2012

SUMÁRIO

2 INTRODUÇÃO
3 DESENVOLVIMENTO:
3.1 HISTÓRICO
3.2 REGRAS
3.3 CURIOSIDADES
3.4LOCAL MAIS PRATICADO
4 CONCLUSÃO
5 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

INTRODUÇÃO

* Este trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento teórico sobre taekwondo (um esporte olímpico pouco difundido no Brasil) que tem uma história milenar e um código de conduta que zela o respeito e perseverança.

DESENVOLVIMENTO:
3.1 HISTÓRICO

A origem do Taekwondo, naCoréia, remonta à dinastia Koguryo. A este período pertencem os túmulos reais Muyong-Chong e Kakchu-Chong, descobertos por um grupo de arqueólogos japoneses em 1935, na localidade de Tongku, distrito de Chian e província de Tung-Hua, na Manchúria, onde Koguryo tinha a sua capital.
Podem-se observar, numa pintura no teto do túmulo de Muyong-Chong, dois homens de frente em posturas de Taekkyon(antigo nome do Taekwondo), e no túmulo de Kakchu-Chong há um mural com dois homens a lutar. Estas descobertas levam-nos a crer que o Taekkyon já se praticava há séculos, visto que a construção destes túmulos data do período compreendido entre o ano 3 a.C. e o ano 427 d.C.
Existem muitas teorias acerca da origem dos métodos de combate com e sem armas, mas uma coisa parece ser certa - os povosprimitivos, independentemente do local ou região, desenvolveram métodos de combate que lhes possibilitavam resistir a agressões por parte de animais selvagens ou dos seus inimigos.
Além dos confrontos a que estavam sujeitos, muitas das práticas ocorriam sob a forma de jogos e atos religiosos.
Na Coréia, muitas dessas atividades desportivas entraram na prática dos povos após o período neolítico, tendodepois sido transformadas em artes que lhes permitiam manter-se preparados física e psicologicamente. Essas artes são hoje conhecidas como artes marciais.
Imitando posições defensivas e ofensivas assumidas por animais, os praticantes foram-nas progressivamente transformado em métodos de combate eficazes. Mesmo em período de paz, estas atividades eram incorporadas nos rituais das várias comunidadestribais.
O desenvolvimento destas cerimônias e dos confrontos entre tribos contribuiu para o surgimento do antigo método de Taekkyon.
O Taekwondo foi igualmente praticado durante a dinastia Silla, reino fundado a sudeste da Península Coreana vinte anos antes do surgimento de Koguryo. Kyonchu, capital do antigo reino de Silla, contempla muitos monumentos com valores históricos, podendoencontrar-se, no vale Sokkuram, duas estatuetas em posição de Taekkyon (famoso guerreiro Keumgang Yoksa), esculpidas numa parede do templo Pulguksa. O templo Pulguksa tem quase dois mil anos, o que representa também um importante testemunho da prática do Taekwondo antigo.
Há 1.400 anos, ainda o Taekwondo se chamava Taekkyon ou Soobak, no reinado de Ching Heung de Silla, concentrava-se um grupo de elitecomposto por jovens oficiais recrutados e rigorosamente selecionado entre os filhos das famílias distintas. A este grupo deu-se o nome de Hwarangdo.
Com o propósito de defender o seu reino, os Hwarangdo dedicavam-se apenas ao estudo e à prática de artes marciais. Graças a este grupo, o reino de Silla, apesar de ser o menor dos três reinos que dividiam a Coréia de então, ganhou muitas batalhashistóricas e lendárias, conseguindo conquistar e unificar pela primeira vez a península como um país.
As mais antigas crônicas coreanas, Samguk-Gaghi e Samguk-Yusa, descrevem em vários parágrafos que os Hwarangdo se exercitavam basicamente na prática do Taekkyon.
Esta dinastia foi estabelecida no ano 935, duraram 457 anos e, com o moderno nome de Koryo (Coreia) começou a ser conhecida em todo o...
tracking img