Tacografo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (974 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
O tacógrafo é um aparelho que registra através de um mecanismo mecânico preciso de três ou quatro agulhas com ponta de safira, a distância percorrida, vibração e velocidade do veículo em um gráficoem forma de disco. Na legislação brasileira o tacógrafo é denominado “ registrador instantâneo e inalterável de velocidade e tempo”.
Basicamente existem 2 tipos de tacógrafos com 2 sub-divisões, ostacógrafos podem ser mecânicos ou eletrônicos com a sub-divisão de ser diário ou semanal. Os tacógrafos mecânicos ou eletrônicos podem ser tanto de uso diário ou uso semanal. Vamos primeiro conhecer ostacógrafos mecânicos e eletrônicos:
· Mecânicos:
A característica básica de um tacógrafo mecânico e que o seu funcionamento é ocasionado por um cabo mecânico que é acoplado na saída da caixa decambio até a entrada na parte traseira do aparelho de tacógrafo. Em sua maioria, é necessário o uso de um redutor angular na saída da caixa de câmbio que confere um funcionamento preciso do tacógrafoem relação ao deslocamento do veículo. Para a utilização deste redutor angular, é necessário aferir o veículo com um equipamento especial, onde encontramos a constante determinada “W”. Em posse dovalor desta constante, instalamos o redutor-angular com o valor igual ou mais próximo desta constante.
· Eletrônicos:
A característica fundamental do tacógrafo eletrônico é a abolição completa do usode cabo mecânico, e sim a utilização de cabo elétrico. Na saída da caixa de câmbio é instalado um gerador de pulso (ou sensor) que envia pulsos em hertz para o tacógrafo que por sua vez interpretaesses pulsos e transforma em movimento através dos motores de passo contidos em seu interior. A regulagem do “W” do veículo no caso do tacógrafo eletrônico é efetuada através de regulagem no próprioaparelho de tacógrafo, dispensando assim o uso de redutor angular.
Conhecendo melhor a constante “W”
A constante W é um valor que determina a aferição do tacógrafo, pois cada veículo, mesmo sendo da...
tracking img