TACOGERADOR

6123 palavras 25 páginas
Servoacionamentos

4
A palavra servo é utilizada quando queremos ter uma pessoa que realize todas as nossas ordens. Se procurarmos a definição da palavra, encontraremos que remete a criado, servente ou servo do dever. Assim, podemos definir que a função do servo, neste caso, é responder a um comando externo.
O servoacionamento é um conjunto formado por dois equipamentos principais: um deles é o servomotor, e outro é o servodriver (também denominado servoconversor). Alguns outros elementos, como o encoder, não serão citados neste momento. Estes elementos têm a capacidade de seguir fielmente uma referência, que pode ser de velocidade, torque ou posicionamento. Uma das grandes vantagens do servo, além das citadas anteriormente, é a repetibilidade e sua precisão em se tratando de posicionamento. Em se tratando do controle de velocidade, o importante não é apenas seguir a velocidade com erro zero, mas acompanhar suas bruscas variações em questão de milésimos de segundo, devendo também suportar nesse mesmo tempo uma excursão de zero até a máxima velocidade.
A Figura 51 ilustra bem um conjunto de servoacionamento, incluindo o servomotor e o servodriver. Figura 51 - Conjunto de Servoacionamento
Fonte: Omron, 2011.

Estas são algumas das características fundamentais para o acionamento das máquinas do tipo operatrizes, dos tornos, CNC e outros tipos de máquinas, principalmente as embaladoras, etiquetadoras e envasadoras.

64

AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL

Cada vez mais, na atualidade, existe um incremento de produção em grande parte dos segmentos (senão em todos). Este equipamento deve ser preciso, com respostas rápidas, e deve suportar o ambiente agressivo da indústria.

VOCÊ
SABIA?

Quando se fizer necessário aumentar a capacidade de produção de uma empresa, agilizando o processo com confiabilidade e repetibilidade e o maquinário está desatualizado, precisamos trocá-lo ou podemos utilizar o recurso do retrofitting, onde o

Relacionados