Tabela pcp

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3417 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
RISCO E RETORNO
PROF. PEDRO MARLUS C. DE A. ESTRELA


INTRODUÇÃO

Uma das verdades da administração financeira é: o retorno exigido de um investimento depende do risco do investimento. Eles são diretamente proporcionais. Mas como podemos medir a quantidade de risco presente em um investimento? Por que um investimento é mais arriscado do que o outro?

Sabemos queuma das funções do administrador financeiro é estimar o valor de propostas de investimentos. O retorno de um investimento não financeiro precisa ser, no mínimo, tão alto quanto o que podemos obter comprando ativos financeiros de risco semelhante.

Veremos a relação risco/retorno com uma descrição da experiência histórica dos investidores nos mercados financeiros. No entanto, nem todo mundoconcorda com o valor do estudo da história. Segundo George Santayana: “Aqueles que não se lembram do passado estão condenados a repeti-lo.” Já Henry Ford disse: “A história é bobagem.” No entanto, Mark Twain afirmou: “Outubro. Este é um dos meses particularmente perigosos para se especular em ações. Os outros são julho, janeiro, setembro, abril, novembro, maio, março, junho, dezembro, agosto efevereiro.”

Há duas questões fundamentais que iremos aprender: 1) existe uma recompensa por assumir riscos e; 2) quanto maior a recompensa, maior é o risco.





RETORNOS MONETÁRIOS

Se uma pessoa comprar um ativo qualquer, seu ganho ou perda no investimento será denominado de “retorno sobre o investimento.” No entanto, este retorno é dividido em dois componentes:
• Rendimento corrente:dinheiro recebido enquanto possuir o ativo;
• Ganho ou Perda de Capital: variação do valor do ativo adquirido.

Vejamos um exemplo:
A empresa Delta S/A possui ações. Você adquiriu 100 ações desta empresa no começo do ano, ao preço de $22,00. Durante o ano, a ação pagua um dividendo de $1,65. Hoje, a ação tem um valor de $31,50. Qual foi o seu retorno monetário?

No período em que vocêtinha o ativo, houve um rendimento corrente (dividendos) no valor de:

Rc = $1,65 x 100 ações ( Rc = $165

Também, houve um Ganho de capital:

Gc = ($31,50 - $22) x 100 ações ( Gc = $950

Logo, o retorno monetário foi de: Rm = $165 + $950 = $1.115

Se a ação fosse vendida, você teria um caixa de:

Caixa = ($31,50 x 100) + 165 ( Caixa = $3.315

Se você não vender as ações, ainda assimvocê consideraria o ganho de capital como parte do seu retorno? Ela não corresponde a apenas um ganho no papel, e não a um retorno real, caso você não venda a ação?
O ganho de capital é parte de seu retorno, assim como os dividendos, devendo você contar como parte de seu retorno. O fato de você ter decidido não vender as ações é irrelevante, pois se quisesse poderia transformá-lo em caixa quandoachasse necessário.

RETORNO PERCENTUAL

É mais simples resumir um ganho em um investimento em percentual, uma vez que um retorno de $1.000 pode ser um bom investimento ou um péssimo investimento, a depender do dispêndio.

Vamos considerar que Po é o preço da ação no início do ano e D1 o dividendo pago pela ação ao longo do ano. Consideremos o exemplo dado anteriormente. Para sabermos oretorno percentual do dividendo, calcularemos a taxa de dividendo:

Td = D1 / Po ( Td = $1,65 / 22 ( Td = $0,075 ou 7,5%.

Também, calcularemos a taxa do ganho de capital:

Tc = (P1 – Po) / Po ( Tc = ($31,50 - $22) / 22 ( Tc = 0,4318 ou 43,18%.

Portanto, nosso retorno percentual é de 50,68%.





HISTÓRICO DAS TAXAS DE RETORNO

Vejamos o estudo feito por Ibbotson e Sinquefield. Elesapresenta taxas históricas anuais de retorno de cinco tipos importantes de ativos financeiros:
• Ações Ordinárias ( é composta por ações das 500 maiores empresas.
• Ações de Empresas Pequenas ( é composta pelos 20% de empresas de menor porte que negociam ações em bolsa.
• Obrigações a longo prazo emitidas por empresas ( prazo de vencimento de 20 anos.
• Obrigações a longo prazo...
tracking img