Tabela de vida de Biomphalaria tenagophila (Orbigny) (Mollusca, Planorbidae).

903 palavras 4 páginas
Tabela de vida de Biomphalaria tenagophila (Orbigny) (Mollusca, Planorbidae).

NARDI, N.M.; SILVA, K.G.
Universidade de Brasília, Departamento de Ecologia, Ecologia de Populações e Comunidades.

Introdução
O Biomphalaria tenagophila é um molusco pulmonado que vive em corpos de água doce. É uma das três espécies hospedeiras intermediárias do Schistosoma mansoni (Esquitossomose), sendo amplamente distribuído no Brasil. Ele é hermafrodita simultâneo capaz de reproduzir-se por autofecundação (Santos, 1998).
As tabelas de vida quantificam a sobrevivência e a fecundidade estratificadas por idade. Constituem assim um meio para estimar a população no futuro, pois é possível calcular sua taxa de crescimento. Ao somar os dados obtidos com estudos relativos à emigração e imigração e demais fenômenos, incluindo fatores abióticos é possível compreender a dinâmica populacional de determinada espécie.
O objetivo do experimento realizado é, utilizando-se de indivíduos mortos, fazer a tabela de vida da Biomphalaria tenagophila, e, a partir dela, construir informações sobre a dinâmica deste molusco.

Material e Métodos
Foram coletados, aleatoriamente, 600 indivíduos mortos de Biomphalaria tenagophila, com o auxílio de uma peneira de malha de aproximadamente 2 mm, do sedimento do fundo de um aquário.
Medimos o tamanho da concha de cada indivíduo coletado com uma escala milimétrica. Com essas medidas fizemos a Tabela 1, relacionando os diâmetros com as idades com e a quantidade de indivíduos encontrada. Estimamos a idade dos indivíduos com base nos diâmetros das conchas, usando a função y = 3,9865 Ln(x) – 3,7474 da curva de crescimento de Biomphalaria tenagophila (Figura 1), em que y é o diâmetro das conchas dos caramujos, e x é a idade, em semanas.
Com os dados da Tabela 1 fizemos uma tabela de vida (Tabela 2), em que calculamos o número de sobreviventes, a proporção de sobreviventes, o número de mortos e a taxa de mortalidade de cada faixa de idade.
Com os dados

Relacionados