Tabalhos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (400 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tales de Mileto
[pic]

Tales de Mileto foi o primeiro matemático grego, nascido por volta do ano 640 e falecido em 550 a.c., em Mileto, cidade da Ásia Menor, descendente de uma família oriunda daFenícia ou Beócia.
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teria previsto um eclipse solar em 585 a.C. SegundoAristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia.
Tales inaugurou na filosofia a corrente dos pensadores “físicos”: filósofos que buscavam entender e explicar a origem da physis — palavragrega traduzida como natureza, mas cujo significado engloba também a ideia de origem, movimento e transformação de todas as coisas.
Segundo Tales, a origem de todas as coisas estava no elemento água:quando densa, transformaria-se em terra; quando aquecida, viraria vapor que, ao se resfriar, retornaria ao estado líquido, garantindo assim a continuidade do ciclo. Nesse eterno movimento, aos poucosnovas formas de vida e evolução iriam se desenvolvendo, originando todas as coisas existentes.
O grande mérito de Tales, na verdade, não foi a sua explicação aquática da realidade: foi o fato de que,pela primeira vez na história, o homem buscava uma explicação totalmente racional para o seu mundo, deixando de lado a interferência dos deuses.

A tendência do filósofo em buscar a verdade da vidana natureza o levou também a algumas experiências com magnetismo que naquele tempo só existiam como curiosa atração por objetos de ferro por um tipo de rocha meteórica achado na cidade de Magnésia, deonde o nome deriva.


Geometria

Os fatos geométricos cuja descoberta é atribuída a Tales são:

▪ A demonstração de que os ângulos da base dos triângulos isósceles são iguais;
▪ Ademonstração do seguinte teorema: se dois triângulos tem dois ângulos e um lado respectivamente iguais, então são iguais;
▪ A demonstração de que todo diâmetro divide um círculo em duas partes iguais;
▪...
tracking img