Tabalho de toxicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
TOXICOLOGIA AMBIENTAL

A Toxicologia Ambiental se ocupa das intoxicações decorrentes da presença de contaminantes no ar, solo e água, definindo as concentrações nas quais cadasubstância pode causar um dano, os efeitos aditivos e sinérgicos da exposição a misturas de poluentes, estabelecendo padrões de segurança para a população exposta.
A definição tradicional é "aciência dos venenos". Modernamente, toxicologia pode ser entendida pelo estudo dos efeitos nocivos de agentes químicos e físicos em seres vivos. Neste texto, será abordado somente os efeitosdos agentes químicos em seres humanos.
Rotas de entrada
Um produto químico pode penetrar no corpo através da inalação, ingestão e absorção pela pele. Essas são as chamadas vias ourotas de entrada do agente químico.
Movimentação do agente químico
Na maioria das vezes, o agente químico é absorvido pelo sangue e, posteriormente, pode ter vários destinos como aeliminação pela urina, fezes e transpiração, acumulação no organismo ou reação com alguns compostos do corpo humano.
Destino do agente químico
O destino final do agente químico depende devários fatores, entre eles, suas propriedades químicas, características do indivíduo e tempo de exposição.
A toxicologia ambiental estuda os danos provocados aos organismos pelaexposição xenobióticos presentes no meio ambiente.
O objetivo principal da toxicologia ambiental é avaliar os impactos na saúde pública decorrentes da exposição de uma população a umlocal contaminado.
É conveniente enfatizar que os efeitos são estudados sobre os seres humanos, embora eles possam ser provocados também aos microorganismos, plantas, animais, etc.
Umxenobiótico é qualquer substância que não foi produzida pelo biota, tal como os produtos industriais, drogas terapêuticas, conservantes alimentícios, produtos inorgânicos, etc.
tracking img