Tabalho de engenharia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 26 (6265 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MECÂNICA DOS SOLOS I Origem e formação dos solos

INTRODUÇÃO A ENGENHARIA DE SOLOS

1.0 - DEFINIÇÃO
A mecânica dos solos estuda as características físicas dos solos e as suas propriedades mecânicas (equilíbrio e deformação) quando submetido a acréscimos ou alívio de tensões.

1.1 - ORIGEM E FORMAÇÃO DOS SOLOS
Os solos são oriundos da decomposição da rocha através de um processodenominado intemperismo, ou seja, a ação do tempo. As várias formas de intemperismo podem ser classificadas em dois grandes grupos: - Intemperismo Químico; - Intemperismo Físico.

1.1.1 - INTEMPERISMO FÍSICO
Também agentes são: • • • • Variação de temperatura; Repuxo coloidal; Congelamento da água; Alívio de pressões; conhecido como intemperismo mecânico, é o processo de decomposição da rocha semalteração química dos seus componentes. Os principais

1.1.2 - INTEMPERISMO QUÍMICO
É o processo de decomposição da rocha onde os vários processos químicos alteram, solubilizam e depositam os minerais das rochas transformando-a em solo, ou seja, ocorre a alteração química dos seus componentes. Neste caso há modificação na constituição mineralógica da rocha, originando solos com característicaspróprias. Este tipo é mais freqüente em climas quentes e úmidos e, portanto muito comum no Brasil. Os tipos mais comuns são: Hidrólise, Hidratação, Oxidação e Carbonatação.

Prof.º Ismael Medeiros Mecânica dos Solos I

3




HIDRÓLISE HIDRATAÇÃO

É o mais importante, pois leva a destruição dos silicatos. Penetração da água nos minerais, através de fissuras. A hidratação ocasiona nos Granitose Gnaisses a transformação de feldspato em argila. •

CARBONATAÇÃO

O carbonato de cálcio em contato com a água carregada de ácido carbônico se transforma em bicarbonato de cálcio.


rocha.

OXIDAÇÃO

Mudança que sofre um mineral em decorrência da penetração de oxigênio na

1.2.3 - INTEMPERISMO BIOLÓGICO
Ë processo no qual a decomposição da rocha se dá graças a esforços mecânicosproduzidos por vegetais através de raízes, escavação de roedores, etc.

2.0 - INFLUÊNCIA DO INTEMPERISMO NO TIPO DE SOLO
Os vários tipos de intemperismo e a intensidade com que atuam no processo de formação dos solos dão origem a diferentes tipos de solo.

2.1 - CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS QUANTO A ORIGEM E FORMAÇÃO
Os solos classificam-se quanto a origem em solos residuais e sedimentares.2.1.1 - SOLOS RESIDUAIS - AUTÓCTONES
Solos residuais são os solos que permanecem no local de decomposição rocha que lhes deu origem. Para a sua ocorrência é necessário que a velocidade de remoção do solo seja menor que a velocidade de decomposição da rocha. A rocha que mantém as características originais, ou seja, a rocha sã é a que ocorre em profundidade. Quanto mais próximo da superfície doterreno, maior é o efeito do intemperismo. Sobre a rocha sã encontra-se a rocha alterada, em geral muito fraturada e permitindo grande fluxo de água através das descontinuidades. A rocha alterada é sobreposta pelo solo residual jovem, ou saprólito, que é um material arenoso. O material mais intemperizado ocorre acima do saprólito e é denominado solo residual maduro, que contém maior percentagem deargila.

Prof.º Ismael Medeiros Mecânica dos Solos I

4

Figura 01 – Perfil Geotécnico típico de solo residual

2.1.2 - SOLOS SEDIMENTARES - ALÓCTONES
São os solos que necessitam de um agente transportador para sua formação. Os principais agentes transportadores são: • Vento (solos eólicos); • Água (solos aluvionares); • Água dos Oceanos e Mares (Solos Marinhos) • Água dos Rios (SolosFluviais) • Água das Chuvas (Solos Pluviais) • Geleiras (Solos Graciais); • Gravidade (Solos Coluvionares)

2.1.2.1 - SOLOS EÓLICOS
Devido ao forte atrito entre os grãos dos solos transportados, estes possuem forma arredondada. A ação do vento se restringe ao caso das areias e dos siltes. Um exemplo clássico desta formação de solo, são as Dunas.

Prof.º Ismael Medeiros Mecânica dos Solos I

5...
tracking img