Tabala

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1418 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
21.O escândio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica .O escândio é um elemento, às vezes, agrupado com um dos 14 lantanídeos, e denominado coletivamente de “terras raras”. Essa denominação é incorreta, pois o escândio é um elemento do grupo d e os lantanídeos são elementos do bloco f. Além disso, o escândio não é tão raro. Aspropriedades do escândio (Sc) se assemelham as variações observadas do grupo 1 (metais alcalinos) e 2 (metais alcalino-terrosos). Há pouco uso, em indústrias importantes, desses elementos ou de seus compostos.
Propriedades químicas
O escândio tem potencial padrão de eletrodo moderadamente elevado. É bastante reativo, e a reatividade cresce com o aumento do tamanho. Ele perde o brilho quando expostoao ar e queima na presença de oxigênio, formando Sc2O3.
22. O titânio é um elemento químico do grupo 4 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódicas
O titânio (Ti) é um elemento de importância industrial. Grandes quantidades de TiO2 são usadas como pigmentos e como “carga”. O metal titânio é importante por causa de sua resistência mecânica, baixa densidade e resistênciaà corrosão. O TiCl3 é um grande catalisador de Ziegles-Natta, utilizado na fabricação de polietileno e de outros polímeros.
23. O vanádio é um elemento químico do grupo 5 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O vanádio (V) é importante industrialmente como componente da liga ferro-vanádio, usado na fabricação de aços especiais. O V2O5 é um composto bemconhecido, utilizado como catalisador; sendo o metal V, também empregado como catalisador. Os vanadatos apresentam uma extensa química em solução.
24.O cromo ou crômio é um elemento químico do grupo 6 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica.
O metal crômio é produzido em larga escala e extensivamente empregada em ligas com ferro e com metais não ferrosos, e emrevestimentos obtidos por eletrodeposição. O Cromo (Cr) é duro e apresenta ponto de fusão muito elevado e baixa volatilidade.
25.O Manganês é um elemento químico do grupo 7 (metais de transição) que pertence ao quarto período da tabela periódica
O manganês (Mn) é produzido em quantidades muito grandes, e a maior parte encontra emprego na indústria do aço. Também são produzidas grandes quantidades de MnO2,usado principalmente em “pilhas secas” e na indústria de cerâmica. KMnO4 é um importante agente oxidante. Mn(+III) forma acetato básico com uma estrutura pouco comum. O manganês tem importância biológica e é necessário na fotossíntese.
39 .O ítrio é um elemento químico do grupo 3 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
Assim como o escândio, o ítrio (Y) é umelemento que, às vezes, é agrupado como um dos 14 lantanídeos (denominados coletivamente de “terras raras”). Essa denominação é incorreta, pois o ítrio é um elemento do grupo d e os lantanídeos são elementos do bloco f. Além disso, o ítrio não é tão raro. As propriedades do ítrio se assemelham as variações observadas do grupo 1 (metais alcalinos) e 2 (metais alcalino-terrosos). Há pouco uso, emindústrias importantes, desse elemento ou de seus compostos.
40.O zircônio é um elemento químico do grupo 4 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O zircônio (Zr) é usado para fabricar os revestimentos das barras de combustível de reatores nucleares resfriados a água.
41.O nióbio é um elemento químico do grupo 5 (metais de transição) que pertence ao quinto período databela periódica.
O nióbio (Nb) é usado apenas em pequenas quantidades. Contudo, há um grande interesse teórico pelos “clusters”, que eles formam quando estados de oxidação baixos.
42.O Molibdenio é um elemento químico do grupo 6 (metais de transição) que pertence ao quinto período da tabela periódica.
O metal molibdênio (Mo) é obtido em quantidades apreciáveis.
O íon molibdato forma extensas...
tracking img