Tabagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (1000 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2014
Ler documento completo
Amostra do texto
ETEC DE GUAIANAZES
CENTRO PAULA SOUZA







TABAGISMO E NICOTINA: SUAS CAUSAS E EFEITOS




Disciplina: Biologia
Orientador (a): Elaine Silva
Curso: Ensino Médio Turma: 3ºBIntegrantes: Jéssica dos Anjos no. 24
Lays Ribeiro no. 26
Lucas Ribeiro no. 29
Marco Aurélio no. 31
Natasha Banow no. 33
Ingrid Araújo no. 41



São Paulo, 2011
INTRODUÇÃO

Umadas drogas lícitas mais consumidas no Brasil e no mundo, o cigarro, e seus derivados, possuem um potencial destrutivo muitas vezes conhecido e ignorado por seus dependentes, e mesmo os que não ignoramesse potencial, preferem correr os riscos e as certezas do que se abster das sensações prazerosas que a principal toxina do cigarro – a nicotina – é capaz de produzir.


A SUBSTÂNCIA NICOTINAA nicotina é um composto orgânico de formulação molecular C10H14N2 sendo o principal alcalóide – composto orgânico nitrogenado extraído de plantas e que possui efeito fisiológico nos seres humanos –encontrado em todas as folhas do tabaco.
Em estado bruto, a nicotina é conhecida desde o século XVI, sendo purificada no século XIX, mais especificamente em 1828, e a sua formulação molecular foiestabelecida em 1843, e a primeira síntese laboratorial do composto orgânico foi feita em 1904.
Diferente de outros alcalóides, como a cafeína, a nicotina é encontrada em estado líquido quando emtemperatura ambiente e pressão de 1 atm.
PORQUE AS PESSOAS FUMAM

Segundo MENDES (2009): “essa substância é capaz de atravessar a barreira hematoencefálica e mimetizar os efeitos da acetilcolinaendógena ao interagir com os diferentes subtipos de receptores”, ou seja, a nicotina “imita” os efeitos da acetilcolina, um dos principais neurotransmissores do corpo humano, interagindo com diversosoutros subtipos de receptores, podendo dessa maneira, incentivar a produção de determinados hormônios que, em geral, dão sensações prazerosas ao consumidor.
Quando ingerida em pequenas quantidades,...
tracking img