Tabagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1056 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Historia

Como surgiu o tabaco?
O tabaco é uma planta cujo nome científico é Nicotina tabacos, da qual é extraída uma substância chamada nicotina. O seu uso surgiu aproximadamente no ano 1000 A.C., nas sociedades indígenas da América Central, em rituais religiosos com objetivo de purificar, proteger e fortalecer os ímpetos guerreiros, além de acreditar que a mesma tinha o poder de predizer ofuturo.

O hábito de fumar se iniciou na Europa em 1580, introduzido por Walter Raleigh, pessoa de confiança na corte da rainha Elizabeth I Os cigarros se popularizaram a partir de 1881, quando foi inventada a máquina que os manufaturava.
Sir Walter Raleigh (Hayes Barton,[1] Devonshire, 1552 ou 1554 — Londres, 29 de outubro de 1618) foi um explorador, espião, escritor e poeta britânico.
Entre1584 e 1585 fundou, na ilha de Roanoke, o primeiro núcleo de colonização inglesa na América do Norte


Tabagismo


Devido às recorrentes campanhas antitabaco, os tabagistas passaram a ser estigmatizados
O tabagismo é uma toxicomania caracterizada pela dependência física e psicológica do consumo de nicotina, substância presente no tabaco.
Segundo o Ministério da Saúde brasileiro, oscigarros contém cerca de 4.720 substâncias tóxicas, sendo uma delas, a nicotina, responsável pela dependência.
De acordo com a Organização Pan-Americana da Saúde[1], o tabagismo é o responsável por cerca de 30% das mortes por cancro (câncer no Brasil), 90% das mortes por cancro do pulmão, 25% das mortes por doença coronariana, 85% das mortes por doença pulmonar obstrutiva crónica e 25% das mortespor derrame cerebral. Ainda de acordo com a OPAS, não existem níveis seguros de consumo do tabaco.
As doenças ocasionadas pelo consumo de tabaco matam 3 milhões de pessoas no mundo anualmente, com uma projeção estimada de óbitos em torno de 10 milhões até o ano 2020 - das quais 7 milhões ocorrerão nos países em desenvolvimento. Vale dizer que o tabagismo, hoje, mata mais que a soma das mortes porAIDS, cocaína,heroína, álcool, suicídios e acidentes de trânsito. As doenças causadas pelo tabaco são responsáveis por perdas econômicas de aproximadamente US$ 200 bilhões de dólares, no mundo

• Que a fumaça do cigarro reúne, aproximadamente, 4,7 mil substâncias tóxicas diferentes e muitas delas são cancerígenas?
• Que o tabagismo está ligado a 50 tipos de doenças como câncer de pulmão, deboca e de faringe, além de problemas cardíacos?
• Que, no Brasil, 23 pessoas morrem por hora em virtude de doenças ligadas ao tabagismo?
• Que crianças com sete anos de idade nascidas de mães que fumaram 10 ou mais cigarros por dia durante a gestação apresentam atraso no aprendizado quando comparadas a outras

Dimensão do tabagismo no Brasil
Em 2008, o Instituto Brasileiro de Geografia eEstatística (IBGE), em conjunto com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), conduziu o mais recente inquérito sobre tabagismo em maiores de 15 anos de idade5. Foi constado que 17,2% da população brasileira fazia uso regular de tabaco, equivalente a 25 milhões de pessoas. A maior prevalência de fumantes foi detectada na região Sul (19%), e os menores percentuais nas regiões Centro Oeste e Sudeste(16,9%).
A adoção e o monitoramento de ações efetivas para o controle do tabagismo dependem do conhecimento da extensão do problema em diferentes subgrupos da população, bem como da avaliação de sua tendência no tempo. No Brasil, os inquéritos populacionais para avaliar a prevalência do consumo de tabaco existem há duas décadas. Além do mais recente, em 2008, foi realizada em 1989 a Pesquisa Nacionalde Saúde e Nutrição, primeiro inquérito de base populacional no país que incluiu informações sobre consumo de tabaco entre indivíduos com 15 ou mais anos de idade6. Em 2003, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) conduziu outro inquérito de base populacional abrangendo indivíduos de ambos os sexos com 15 ou mais anos de idade, com o objetivo de conhecer a prevalência de diferentes fatores de risco...
tracking img