Tabagismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4247 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO p
1.1 – Efeitos do Tabagismo......................................................................................................p
1.2 – Tabagismo no período da gestação p
2. Tabagismo e a prevenção p
3.Conclusão................................................................................................................................pREFERÊNCIAS.............................................................................................................................p
Bibliografia................................................................................................................................p

INTRODUÇÂO:

O tabagismo hoje é considerado uma verdadeira pandemia mundial, afetando pessoas de diversas idades, culturas eníveis sociais.
O tabagismo é também considerado pela Organização Mundial de saúde o maior fator isolado e evitável de óbitos do planeta.
Seu uso cresceu assustadoramente nas ultimas décadas, chamando a atenção de autoridades, estudiosos e profissionais de saúde quanto aos malefícios que tem desencadeado no organismo daqueles que consomem os produtos derivados do tabaco e os meios de comunicação e apublicidade se encarregaram de divulgar e utilizar de estratégias para levar as pessoas a experimentar cigarros e derivados de tabaco.
A princípio, quando descoberto, o tabaco era utilizado com fins curativos, porém, na década de 60, estudos comprovaram que o uso do tabaco tem aumentado a incidência de doenças relacionadas ao aparelho respiratório, doenças vasculares, cardiovasculares, diversostipos de câncer e outros males. Causando dependência física e psíquica, e numerosas mortes prematuras.
O tabagismo passivo também é motivo de preocupação, pois a exposição involuntária à fumaça do tabaco pode causar malefícios à saúde e desencadear doenças respiratórias e diante disso o governo federal proibiu o uso do cigarro em qualquer espaço seja ele público ou privado (lei 12.546, 14 dedezembro de 2011).
O Estado precisa intervir dentro do sistema social, para garantir o bem estar coletivo, como a comunicação social. A questão do tabaco no Brasil propiciou um grande problema de saúde pública. A falta de controle da publicidade do cigarro desencadeou uma problemática imensa quanto ás suas substâncias e seus efeitos o que resultou numa enumeração das diversas doenças e complicaçõesque decorrem do uso continuo do cigarro pelo usuário.
Destacou-se também neste trabalho de pesquisa que a falta ou deficiência de informação clara e precisa sobre os efeitos decorrentes do uso sem que lhe fossem apresentadas ações e conseqüências do hábito de fumar , principalmente para população jovem e para as gestantes.
Quando o tabaco é utilizado no período da gestação, deve-se dar umaatenção especial, orientação e acompanhamento adequado com a gestante e o bebe que está sendo gerado, que por sua vez pode ser considerado um verdadeiro fumante passivo.
Ao ser gerado nessas circunstâncias, o bebe estará sendo submetido às substâncias tóxicas do fumo, tendo seu desenvolvimento pleno comprometido, sofrendo com o risco de nascer antes do tempo e abaixo do peso ideal.
Cabe aosprofissionais de saúde a abordagem sobre o tabagismo no período em que a mulher planeja engravidar, porém, nem sempre é possível, pois geralmente as mulheres procuram os serviços de saúde quando já estão gestantes. Neste momento deve-se aproveitar a oportunidade para orientar as gestantes sobre os males do vício e os riscos de saúde que o fumo traz a ela e para seu bebe.
Um dos maiores males à saúdeda humanidade atualmente é o tabagismo, porém hoje o o cigarro vem sendo tratado mais do que nunca como um problema de saúde pública.
O Ministério da Saúde enfatiza que o tabaco é uma das maiores ameaças a pesar sobre a saúde moderna, porém é uma ameaça que se pode evitar. Para tanto fez-se necessário que o governo adotasse decisões enérgicas para que as campanhas destinadas à luta contra o...
tracking img