Tabagismo e alcoolismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6873 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO PAULA SOUZA
ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY
ENSINO MÉDIO – 2°B

ALCOOLISMO E
TABAGISMO

SÃO PAULO
AGOSTO/2012
SÃO PAULO
AGOSTO/2012

CENTRO PAULA SOUZA
ETEC PROFESSOR BASILIDES DE GODOY
ENSINO MÉDIO


Trabalho apresentado à disciplina de Educação Física lecionada pela professora Regiane Correa na Escola Técnica Estadual Professor Basilides de Godoy.
Trabalho apresentadoà disciplina de Educação Física lecionada pela professora Regiane Correa na Escola Técnica Estadual Professor Basilides de Godoy.

ÍNDICE

Introdução 4
Alcoolismo 5
O que é? 6
Causas que levam ao vício 7
Hereditariedade 7
Abstinência 7
Sintomas da dependência 8Fases Evolutivas da Doença 9 e 10
Problemas Clínicos Gerados Pelo Álcool 11 e 12
Tratamento 13 e 14
Recaída 15
Alcóolicos Anônimos 15
Tabagismo 16
Cigarro 17
Causas que levam ao vício18
Fumo Passivo 19 e 20
Problemas Clínicos 21
Fumar na Gravidez 22
Cigarro e Gravidez 23
Tratamento 24 a 33
Conclusão 34
Bibliografia 35

INTRODUÇÃO

A partir deste trabalho trazemos umpouco sobre os assuntos Alcoolismo e Tabagismo, abordando desde as causas para o vício como também os problemas clínicos e tratamentos. Essas dois problemas que vamos abordar são muito frequentes em nossa sociedade e devem ter uma atenção especial por se tratar de um acontecimento que prejudica tantas pessoas ao redor do mundo, diretamente e indiretamente.

ALCOOLISMO

O QUE É?

Oalcoolismo é o conjunto de problemas relacionados ao consumo excessivo e prolongado do álcool; é entendido como o vício de ingestão excessiva e regular de bebidas alcoólicas, e todas as consequências decorrentes. O alcoolismo é, portanto, um conjunto de diagnósticos. Dentro do alcoolismo existe a dependência, a abstinência, o abuso (uso excessivo, porém não continuado), intoxicação por álcool (embriaguez).Síndromes amnéstica (perdas restritas de memória), demencial, alucinatória, delirante, de humor. Distúrbios de ansiedade, sexuais, do sono e distúrbios inespecíficos.
Por fim o delirium tremens, que pode ser fatal. Caracteriza-se por forte agitação, delírios e alucinações extremas (visuais, auditivas e tácteis), podendo, por vezes, ser também acompanhado de febre e convulsões (do tipo daepilepsia). Entre cinco a dez por cento dos alcoólicos que entram no estádio de delirium tremens acabam por falecer.

Assim o alcoolismo é um termo genérico que indica algum problema, mas medicamente para maior precisão, é necessário apontar qual ou quais distúrbios estão presentes, pois geralmente há mais de um.

CAUSAS QUE LEVAM AO VÍCIO

Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gerapouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo, que pode se desenvolver ou piorar através deles. Esses fatores podem incluir o ambiente social em que a pessoa vive, a saúde emocional, psíquica, a predisposição genética, a cultura, família, amigos, pressão da sociedade e a forma como a pessoa vive. HEREDITARIEDADE

Cientistas dizem que uma pessoa que tem alcoólatras em sua família é mais provável de sofrer do mesmo problema se escolher começar a beber, pois tem pré-disposição genética.

ABSTINÊNCIA

Síndrome de abstinência é o "conjunto de modificações orgânicas que se dão em razão da suspensão brusca do consumo de droga geradora de dependência física e psíquica, como o álcool, a heroína, o ópio,...
tracking img