T5RC2 Aula09

2186 palavras 9 páginas
Aula 09:
VirtualBox - Instalando o Ubuntu
Server 14.04 LTS
Curso: TECNÓLOGO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Disciplina: REDES DE COMPUTADORES 2 (T5 RC2)
Prof. Francisco Diego Garrido da Silva diego@ifsp.edu.br 1

T5 RC2
Redes de
Computadores
2
Prof. Diego

Índice
Virtualização
VirtualBox
Instalação
Ubuntu Server

Índice
 Virtualização
 Oracle VM VirtualBox
 Criando Ambiente
 Instalando Ubuntu Server 14.04 LTS
 Referências Bibliográficas

Referências
Bibliográficas

2

T5 RC2

Virtualização

Redes de
Computadores
2
Prof. Diego




Índice
Virtualização



VirtualBox
Instalação
Ubuntu Server
Referências
Bibliográficas





A virtualização é uma técnica que permite que um sistema computacional (o hospedeiro) execute vários outros denominados de máquinas virtuais (hóspedes).
Cada máquina virtual, por si só, é um ambiente de execução isolado e independente das demais. Com isso, cada máquina virtual pode ter seu próprio sistema operacional, aplicativos e serviços de rede (Internet).
O sistema operacional do hóspede pode ser diferente daquele utilizado pelo hospedeiro. A virtualização não é um conceito recente, remonta da década de 60, e existem várias técnicas para implementá-la.
Além disso, a virtualização reduz custos com aquisição de equipamentos, e com infraestrutura física como espaço, energia, cabeamento, refrigeração e custos de gerenciamento e manutenção. Isso é especialmente interessante em data centers.
Há muito tempo, os sistemas operacionais já oferecem suporte a definição de interfaces de redes virtuais, permitindo que uma mesma placa de rede funcione como se fosse várias. De forma natural, cada máquina virtual possui sua própria placa de rede (virtual) com seu próprio endereço IP e endereço MAC. O próximo passo foi permitir que essas máquinas virtuais fossem interconectadas entre si usando equipamentos de interconexão também virtuais.

3

T5 RC2

Benefícios da Virtualização

Redes de
Computadores
2
Prof. Diego

Índice
Virtualização

Relacionados