T4 Formar Professores Em Contextos Sociais Em Mudan A De Perrenoud

9391 palavras 38 páginas
Formar professores em contextos sociais em mudança
Prática reflexiva e participação crítica

Philippe Perrenoud
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Genebra

Tradução de Denice Barbara Catani
Trabalho apresentado na XXII Reunião Anual da ANPEd, Caxambu, setembro de 1999.

As sociedades se transformam, fazem-se e desfazem-se. As tecnologias mudam o trabalho, a comunicação, a vida cotidiana e mesmo o pensamento. As desigualdades se deslocam, agravam-se e recriam-se em novos territórios. Os atores estão ligados a múltiplos campos sociais, a modernidade não permite a ninguém proteger-se das contradições do mundo.
Quais as lições que daí podem ser tiradas para a formação de professores? Certamente, convém reforçar sua preparação para uma prática reflexiva, para a inovação e a cooperação. Talvez importe, sobretudo, favorecer uma relação menos temerosa e individualista com a sociedade. Se os professores não chegam a ser os intelectuais, no sentido estrito do termo, são ao menos os mediadores e intérpretes ativos das culturas, dos valores e do saber em transformação. Se não se perceberem como depositários da tradição ou precursores do futuro, não saberão desempenhar esse papel por si mesmos.
Prática reflexiva e participação crítica serão entendidas aqui como orientações prioritárias da formação de professores. Mas, antes de desenvol-

Revista Brasileira de Educação

ver essa dupla tese, questionemos, de início, a própria idéia de que as transformações da sociedade clamam automaticamente por evoluções na escola e na formação de profissionais.
A escola pode ficar imóvel em contextos sociais em transformação?
O bom senso leva a pensar que, se a sociedade muda, a escola só pode evoluir com ela, antecipar, até mesmo inspirar as transformações culturais.
Isso significa esquecer que o sistema educativo beneficia-se de uma autonomia relativa (Bourdieu e
Passeron, 1970), e que a forma escolar (Vincent,
1994) é em parte construída para proteger mestres
e

Relacionados