T13 0574 3697

3663 palavras 15 páginas
20, 21 e 22 de junho de 2013
ISSN 1984-9354

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS:
ANÁLISE DE ALGUMAS FALHAS EM
UMA EDIFICAÇÃO PÚBLICA
White José dos Santos
(EE/UFMG)
Luiz Antônio Melgaço Nunes Branco
(EE/UFMG)
Júlio Valter de Abreu Filho
(EE/UFMG)

Resumo
A construção civil nos últimos anos vive uma fase de aprimoramento tecnológico em busca de ganhos de eficiência, redução do desperdício e melhor qualificação dos empreendimentos. Para obter vantagens competitivas é primordial um planejamentto bem executado e projetos adequados e compatibilizados. Neste trabalho foram analisadas diversas referências sobre o tema compatibilização de projetos e sua relação com a execução da obra, o que permitiu avaliar um empreendimento público, no qual este procedimento não foi realizado.
Constatou-se, pelo estudo de caso, a incidência de problemas, seus custos e prazos no decorrer da obra, todos passíveis de serem previstos, delineando assim a importância da compatibilização de projetos. Diante dos resultados se propôs uma postura/”olhar” sobre os elementos e as interferências encontradas em um empreendimento, de forma a torná-lo mais eficiente.
Palavras-chaves: Compatibilização de Projetos, Eficiência, Postura
Adequada, Obra Pública.

IX CONGRESSO NACIONAL DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO
20, 21 e 22 de junho de 2013

1 INTRODUÇÃO
O Brasil vive nesta primeira década do século XXI um expressivo crescimento no setor da construção civil e ao processo construtivo vem sendo imposto cada vez mais exigências quanto à eficácia, eficiência, o dinamismo das interações entre os projetos/projetistas e a execução da obra. Quando isto não se concretiza, observam-se falhas em projetos que consomem recursos (tangíveis e intangíveis) e diminuem a competitividade da empresa.
Constata-se, nos últimos anos, que o setor da construção civil objetivando criar vantagens competitivas e se adequar a padrões normativos e de desempenho, tem buscado procedimentos/técnicas no sentido da padronização dos processos projetuais

Relacionados