Tópico emergente em segurança publica ii ad2

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade de avaliação a distância (AD2)

Disciplina: Tópicos Emergentes em Segurança Pública ll

Curso: Tecnologia em Gestão de Segurança Pública
Professor tutor: Jose Carlos Noronha de Oliveira
Nome do aluno: Marcio de Moura Cód.: 7744

1. Escreva “V” para as citações verdadeiras e “F” para as falsas. (1,0 ponto)

A) (F) Para formar uma organização terrorista, evitam-seprincipalmente aqueles que são detentores de desvios de personalidade, crentes autênticos, mercenários, todos nem sempre dispostos a seguirem sem questionamentos os seus chefes ou líderes com fidelidade extrema.
B) (F) Qualquer grupo terrorista se fortalece quando seus integrantes são identificados e passam a ser perseguidos ou quando os motivos para a realização de atos de terror cessam.
C) (V)O analista de Segurança Pública previu o início do desmantelamento do grupo terrorista quando esse passou a portar-se como força armada regular.
D) (F) O ato terrorista, quando realizado em áreas pouco habitadas, tem maior efeito de contágio mental daquele que acontece em grandes centros habitacionais.

2. Patriotas, moradores de Jurucanga, capital de Acangatara, país rico em urânio,vêem com pesar invasores da nação Curupa, transitando soberbos em sua terra e obrigando seus irmãos acagangatarenses a mudarem seus costumes. O povo está subjugado e as forças armadas incapazes de se oporem a tão grandioso aparato bélico Curupalense.
Atos de grande violência passam a acontecer, vitimando vários invasores. No seu entender, a invasão foi um fator pré-condicionante ou precipitante paraa ação dos Acangatarenses? (1,0 ponto)

Certamente a forma de domínio com características de exploração fomentou no povo deste país o sentimento de antipatia, principalmente por causa da imposição cultural e econômica resultante da invasão estrangeira, o que foi um fator precipitante para a deflagração das referidas ações terroristas.

3. No ambiente de conflito armado com atos de terrorismo,a população civil é, sem dúvida, a mais afetada. Cite três razões que levam a população inocente a se aliar aos insurgentes. (1,0 ponto)

A) Ineficiência do Estado em atender à população em suas necessidades básicas de segurança e estruturas socioculturais que leva a população a creditar suas esperanças em um pseudo salvador da Pátria;
B) Simpatia com a ideologia da causa terrorista em funçãode publicidade distorcida favorável à questão rebelde; e
C) Medo, que faz com que a população civil veja nos insurgentes o único meio de proteção.

4. Leia o texto, a seguir, e discorra em, no máximo, 15 linhas sobre a questão proposta.
O Estado, que representa a nação politicamente organizada, abriga como acontece em outras partes do mundo, atores estatais corrompidos que atuam afavor dos interesses das organizações criminosas, sendo que essas orquestram vários tipos de crimes, denegrindo a consciência democrática das instituições.
Por outro lado, o retrato social do país Tramolândia apresenta aspectos que indicam graves problemas sociais relacionados com a pobreza decorrente da falta da educação e de outras políticas de alcance social e econômico, produzindo campo propíciopara a operacionalização de crimes, que têm como patrocinadores distantes, as organizações criminosas.

Ante o exposto, apresente sua opinião a respeito, indicando medidas que uma vez tomadas minimizariam a atuação do crime e conseqüentemente aumentariam o bem-estar da nação (objetivo constante do preâmbulo da Constituição Federal). (3,0 pontos)

Para que se possa traçar um pontode partida na discussão deste assunto é importante considerar a influencia dos aspectos social, político e cultural, inseridos na realidade da população afetada por este fenômeno. Em favelas e demais comunidades carentes em que a estrutura estatal é mínima ou inexistente a população fica a mercê da exploração física e psicológica do crime organizado que, patrocinado por grandes organizações...
tracking img