1. Introdução
O aço é uma liga metálica formada essencialmente por ferro e carbono. Um dos processos realizados no aço é processo de têmpera, com a finalidade de se criar um produto final mais forte. A têmpera objetiva a formação de uma fase chamada martensita, que é dura e frágil. Existem várias etapas durante o processo, e em cada uma delas, ligeiras mudanças acontecem no aço, resultando num metal cada vez mais duro. Todo cuidado deve ser tomado enquanto o aço é temperado, pois é possível fazer com que o metal se torne frágil se for aquecido muito rapidamente ou resfriado também muito rapidamente durante o processo de têmpera.

2. Austenitização etêmpera:
A primeira etapa da têmpera do aço é um processo conhecido como austenitização. O aço é aquecido a mais de 600 graus Celsius, a fim de criar uma solução sólida de carbono e ferro, um processo que ocorre devido a alterações químicas que acontecem na liga de aço a uma temperatura tão alta. Uma vez que o aço tenha sido austenizado, o metal recebe outro tipo de tratamento. A têmpera faz com que o metal se arrefeça rapidamente, soltando-o depois do ponto onde a estrutura do metal pode mudar, fazendo com que ele endureça com uma estrutura interna cristalina. Uma vez que esta qualidade cristalina foi alcançada dentro do aço, o processo de têmperaprincipal pode começar.
3.Têmpera do aço:
Após a austenitização ter criado uma estrutura cristalina dentro do próprio aço, o metal é aquecido novamente para temperá-lo. O metal é mantido na temperatura de têmpera, a fim de permitir que o carbono do aço se quebre um pouco, se espalhando por toda a estrutura cristalina do metal, a fim de reforçá-lo ainda mais.
Alguns aços serão temperados e revenidos mais de uma vez, usando faixas de temperatura diferentes, a fim de orientar o metal para a dureza perfeita para a sua finalidade, o aço pode até ser austenitizado novamente e deixado para arrefecer mais lentamente antes de finalmente ser extinto, com a finalidade [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 10). Têmpera do aço. TrabalhosFeitos.com. Retirado 10, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%AAmpera-Do-A%C3%A7o/40317709.html

MLA

"Têmpera do aço" TrabalhosFeitos.com. 10 2013. 2013. 10 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%AAmpera-Do-A%C3%A7o/40317709.html>.

MLA 7

"Têmpera do aço." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 10 2013. Web. 10 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%AAmpera-Do-A%C3%A7o/40317709.html>.

CHICAGO

"Têmpera do aço." TrabalhosFeitos.com. 10, 2013. Acessado 10, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%AAmpera-Do-A%C3%A7o/40317709.html.