Técnicas para apresentações

Páginas: 30 (7369 palavras) Publicado: 1 de novembro de 2011
[pic]

Comunicação

Já a apresentação pode ser definida como um meio de informar ou persuadir uma audiência. É uma forma de comunicação. Uma pergunta deve estar presente na mente do apresentador, desde o início do planejamento de sua apresentação: com que efeito quero fazer minha apresentação?
"Embora a habilidade de comunicação possa ser desenvolvida, muitas pessoas não têmconsciência dessa possibilidade e não acreditam no próprio potencial. Por essa razão fogem das oportunidades que lhes são oferecidas e sentem-se desconfortáveis quando obrigadas a fazer uso da palavra, seja em uma reunião, seja em uma negociação, seja em uma entrevista".
Você tem medo de falar em público? Fica com aquele friozinho na barriga só de pensar em se apresentar para uma grande platéia? Saibaque você não é o único. Uma pesquisa do jornal Sunday Times, realizada com 3 mil americanos, mostrou que falar em público é o que gera mais medo nas pessoas, com 41% das respostas. Depois vem o medo de altura, com 32%, e o medo de insetos, fobia compartilhada por 22% dos entrevistados.
As pessoas não têm medo de falar, o medo maior é o da rejeição, de não serem aceitas; serem excluídas.Tudo que é novo assusta, principalmente quando a pessoa não tem experiência em se apresentar e ainda mais não tem muito conhecimento do assunto a ser abordado. Ao falar em público ela vai se expor, e fica com medo de denegrir sua imagem, já que o risco disso ocorrer numa apresentação é grande. "Todos podem falar bem, alguns com mais facilidades que outros, mas com técnica, crença, esforço, treino ededicação não há obstáculos que não possam ser superados". Para não ter mais medo, o ideal é se preparar, tanto tendo o conhecimento necessário do assunto a ser abordado como também as técnicas de apresentação e oratória.

Técnicas de Comunicação

“Não é o que dizemos às pessoas que importam, mas o que elas assimilam”.

A palavra é uma das grandes ferramentas de que dispõe o instrutor. Asreações, a motivação e os resultados de seus treinandos estão muito ligados a sua capacidade de comunicação.
Quando é manejada com destreza e habilidade, pode gerar verdadeiros milagres. Através da palavra o instrutor deve transmitir além de conhecimentos, entusiasmo.
Uma dicção perfeita proporciona uma imagem nítida do que queremos transmitir, por outro lado uma dicção imperfeita édefeituosa, deturpa a imagem e confunde o pensamento de quem ouve. Falar bem, é um dom, mas esse dom poderá ser lapidado, do mesmo modo que, quem não possui esta maravilhosa arte, poderá através do estudo, da força de vontade e do treinamento, chegar a manipular com destreza a palavra.
A falha ou falta de comunicação, frequentemente trazem problemas a empresa, aos empregados e aos profissionais envolvidosno treinamento.

Cuidados importantes no processo de comunicação

• Saiba quem são os treinandos: qual o nível intelectual das pessoas, até que ponto conhecem o assunto.
• Fale sempre com energia, entusiasmo e emoção, pois se o instrutor não demonstrar interesse pelo assunto, como é que os ouvintes se interessarão?
• Semblante coerente com o sentimento transmitido pelaspalavras.
• Adequar o vocabulário ao nível de compreensão da plateia.
• Clareza e objetividade, evitando detalhes irrelevantes.

O uso da linguagem

A linguagem a ser utilizada deve ser cuidada e selecionada, para ser bem entendida por todos os treinandos. Alguns erros gramaticais podem ocorrer, porém erros grosseiros poderão prejudicar a imagem do instrutor e da empresa que estiverrepresentando.
Deve-se procurar usar palavras simples, a fim de tornar o pensamento claro.

O instrutor deve evitar:
• Acréscimo: é a pronúncia errada da palavra, que está acrescida de uma letra ou silaba. Ex: regimen ao invés de regime.
• Permuta: é a troca de sílabas ou letras na pronúncia da palavra: Ex: metereologia ao invés de meteorologia.
• Omissão: é a suspensão de letras ou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de apresentaçoes
  • prefácio livro técnicas para apresentações
  • Como Falar em Público: Técnicas de Comunicação Para Apresentações
  • Apresentações
  • Técnica de Apresentação – Oratória aplicada às apresentações com data-show Resenha
  • Resumo dos capítulos 01 e 03 do livro como falar em público – técnicas de comunicação para apresentações
  • Apresentações
  • Como conduzir apresentações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!