Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias

Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel

TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGENEAS

ANDRESSA VALLOTO SITTA
BRUNO RAPHAEL PERDIGÃO CORREA
CÉSAR AUGUSTO DOS SANTOS
FERNANDO SYWON
GUSTAVO PEREIRA ANGULO

SANTO ANDRÉ
2012

RESUMO

Através de experiências em laboratório, foram apresentados diversos processos de separação de misturas,dentre eles a filtração, decantação, destilação, imantação, dissolução fracionada e flotação onde foi possível separar tanto misturas homogêneas quanto misturas heterogêneas. Por meio de mecanismos como dissolução fracionada e filtração separou-se o sal e a água da areia e pela evaporação da água destilada foi possível separar o sal da água, foi observado o tempo de ebulição da mistura sal maiságua. Com a imantação foi possível separar a limalha de ferro e o enxofre, sendo a limalha de ferro atraída pelo imã. Com o condensador de cano reto fez a separação da água mais sulfato de cobre, onde solução atingiu o ponto de ebulição, a água passou do estado gasoso e foi para o condensador, onde voltou ao seu estado líquido. Ao término da passagem da água, obteve-se a mesma destilada e o sulfatode cobre em recipientes diferentes. Houve a extração do álcool da gasolina, onde foi adicionado água destilada e o sal que é higroscópico, tem propriedades de absorver água, assim, utilizou-se o Funil de Bromo, que na parte superior ficou a gasolina (líquido menos denso) e na parte inferior o álcool, água e sal (mais denso), havendo a separação das substâncias. Observou-se que para cada tipo demistura deve-se utilizar o processo de separação mais adequado para obtenção de um resultado satisfatório na separação das substâncias de uma mistura.

1 INTRODUÇÃO

Existem várias técnicas de separação de misturas em laboratório, para cada tipo de elemento ou composto é utilizado uma forma de separação. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, podem ser simples ou composta, hábasicamente dois tipos de misturas homogêneas e heterogêneas.
A mistura homogênea é aquela que constitui substâncias que não podem ser identificadas, já que elas são solúveis entre si, quando olhamos para ela não tem como distinguir uma substância da outra, enquanto as misturas heterogêneas apresentam duas ou mais fases e seus componentes são perceptíveis. [1]
As principais formas de separaçãode misturas são:
* Peneiração: É utilizado na separação de grãos maiores de grãos menores.
* Levigação: É utilizado quando as misturas são sólidas e possuem densidade diferente.
* Centrifugação: Consiste em utilizar um centrifugador, para fazer com que a substância da mistura dissolva.
* Decantação: Para misturas heterogêneas, coloca a mistura dentro de um recipiente e depois inclina etransfere a substância mais leve para outro.
* Dissolução fracionada: Método utilizado quando apenas uma das substâncias dissolve com algum tipo de solvente.
* Catação: É um processo manual onde as substâncias são sólidas, separa-se por exemplo os grãos ruins dos bons.
* Flotação: Consiste em transformar as partículas em bolhas de ar e a substancia que deseja recolher, vai parasuperfície.
* Ventilação: A corrente de ar é utilizado na separação da substância menos densa, deve ser utilizado na separação de sólidos.
* Fusão fracionada: É utilizada para separar sólidos que o ponto de fusão seja diferente, assim quando um é aquecido até ficar na forma líquida é possivel separar, pode ter mais de duas substância, mas desde de que cada uma possui um ponto de fusão diferente.
*Separação magnética: Conhecida também como imantação é utilizada um campo magnético para reter as partículas.[2]
Foram realizados processos de separação tanto das misturas heterogêneas, quanto das misturas homogêneas, com o objetivo de verificar como as substâncias irão reagir em relação as esses processos.
Utilizou-se nos experimentos NaCl, areia, H2O destilada, enxofre, limalha de ferro,...
tracking img