Centro Universitário Fundação Santo André
Faculdade de Engenharia Engenheiro Celso Daniel

TÉCNICAS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS HOMOGÊNEAS E HETEROGENEAS

ANDRESSA VALLOTO SITTA
BRUNO RAPHAEL PERDIGÃOCORREA
CÉSAR AUGUSTO DOS SANTOS
FERNANDO SYWON
GUSTAVO PEREIRA ANGULO

SANTO ANDRÉ
2012

RESUMO

Através de experiências em laboratório, foram apresentados diversos processos de separação de misturas,dentre eles a filtração, decantação, destilação, imantação, dissolução fracionada e flotação onde foi possível separar tanto misturas homogêneas quanto misturas heterogêneas. Por meio de mecanismoscomo dissolução fracionada e filtração separou-se o sal e a água da areia e pela evaporação da água destilada foi possível separar o sal da água, foi observado o tempo de ebulição da mistura sal maiságua. Com a imantação foi possível separar a limalha de ferro e o enxofre, sendo a limalha de ferro atraída pelo imã. Com o condensador de cano reto fez a separação da água mais sulfato de cobre, ondesolução atingiu o ponto de ebulição, a água passou do estado gasoso e foi para o condensador, onde voltou ao seu estado líquido. Ao término da passagem da água, obteve-se a mesma destilada e o sulfatode cobre em recipientes diferentes. Houve a extração do álcool da gasolina, onde foi adicionado água destilada e o sal que é higroscópico, tem propriedades de absorver água, assim, utilizou-se oFunil de Bromo, que na parte superior ficou a gasolina (líquido menos denso) e na parte inferior o álcool, água e sal (mais denso), havendo a separação das substâncias. Observou-se que para cada tipo demistura deve-se utilizar o processo de separação mais adequado para obtenção de um resultado satisfatório na separação das substâncias de uma mistura.

1 INTRODUÇÃO

Existem várias técnicas deseparação de misturas em laboratório, para cada tipo de elemento ou composto é utilizado uma forma de separação. Uma mistura é constituída por duas ou mais substâncias puras, podem ser simples ou composta,... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%A9cnicas-De-Separa%C3%A7%C3%A3o-De-Misturas-Homogenias/210898.html

MLA

"Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%A9cnicas-De-Separa%C3%A7%C3%A3o-De-Misturas-Homogenias/210898.html>.

MLA 7

"Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%A9cnicas-De-Separa%C3%A7%C3%A3o-De-Misturas-Homogenias/210898.html>.

CHICAGO

"Técnicas de separação de misturas homogenias e heterogenias." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/T%C3%A9cnicas-De-Separa%C3%A7%C3%A3o-De-Misturas-Homogenias/210898.html.