Técnicas de saúde e segurança no setor madeireiro

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (844 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
exposição ao frio
1. INTRODUÇÃO
A exposição ocupacional ao frio constitui importante risco no ambiente de trabalho, especialmente em frigoríficos laticínios indústrias de bebidas entre outros. A NR15 não estabelece limites de tolerância para este agente físico, no entanto, determina a avaliação qualitativa na caracterização da insalubridade.
De acordo com a NR 15 é estabelecido que “Asatividades ou operações executadas no interior de câmaras frigoríficas, ou em locais que apresentem condições similares, que exponham os trabalhadores ao frio, sem a proteção adequada, serão consideradasinsalubres em decorrência de laudo de inspeção realizada no local de trabalho”.
“para os empregados que trabalham no interior das câmaras frigoríficas e para os que movimentam mercadorias do ambientequente ou normal para o ambiente frio e vice-versa, depois de 1 (uma) hora e 40 (quarenta) minutos de trabalho contínuo, será assegurado um período de 20 (vinte) minutos de repouso, computado esseintervalo como de trabalho efetivo.
Considera-se artificialmente frio para os fins do presente artigo o que for inferior, na primeira, segunda e terceira zonas climáticas do mapa oficial do Ministério doTrabalho, a 15° (quinze graus), na quarta zona a 12° (doze graus) e na quinta, sexta e sétima zonas a 10° (dez graus)”.
Página 3
2. PROBLEMÁTICA
Que procedimentos devem ser tomados para que o frionão seja um causador de doença ocupacional?
As lesões mais graves causadas pelo frio decorrem da perda excessiva de calor do corpo e diminuição da temperatura no centro do corpo, o que chamamos dehipotermia.
A hipotermia e outras lesões causadas pelo frio podem ser evitadas se forem adotadas práticas adequadas para o trabalho nesta situação.
I. Limitar o tempo de exposição.
A limitação dotempo de exposição constitui-se em medida eficiente no controle da exposição ocupacional ao frio. A norma brasileira determina o regime de trabalho no ambiente frio alternado com pausas de recuperação...
tracking img