Técnicas de pipetagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1176 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. INTRODUÇÃO

Na química analítica, a manipulação de equipamentos de medida deve ser extremamente cuidadosa, de forma a minimizar os erros de aferição, obtendo dados os mais confiáveis possíveis e a preservar a integridade dos instrumentos utilizados. Todo trabalho analítico está sujeito a erros instrumentais, que podem ser causados por instrumentos mal calibrados ou sem calibração, e errosaleatórios (indeterminados), produzidos por fatores sobre quais o analista não tem controle. Para obter os resultados mais próximos possíveis dos valores verdadeiros é necessário o conhecimento da química envolvida no processo e das possíveis interferências.
É necessário que qualquer pessoa que trabalhe em laboratórios de química analítica saiba distinguir e usar convenientemente cada equipamentovolumétrico, de modo a reduzir ao mínimo o erro nas análises.
A técnica de pipetagem, como a própria expressão sugere, é realizada com o auxilio de pipetas, instrumentos volumétricos utilizados para a transferência de certos volumes, de modo preciso, sob determinadas temperaturas. Existem basicamente dois tipos de pipetas, as volumétricas (ou de transferência) e as graduadas.
As pipetasvolumétricas são tubos de vidro expandidos cilindricamente na parte central (bulbo), possuem a extremidade inferior estreita e tem a marca de calibração do seu volume gravada na parte superior, acima do bulbo. São construídas com capacidades variando entre 0,50 e 200,00 mL. Ao final de uma transferência, retêm sempre uma pequena quantidade de líquido na sua extremidade inferior, a qual deverá ser sempredesprezada.
As pipetas graduadas são tubos cilíndricos com uma escala numerada de cima para baixo, até a sua capacidade máxima. Podem ser também usadas para transferir frações do seu volume total, se bem que com uma precisão um pouco menor em relação as pipetas volumétricas, que só permitem medir um único volume líquido até a capacidade máxima que varia entre 0,10 a 25,00 mL.
As pipetas sãocalibradas de modo a levar em conta o filme líquido que fica retido na sua parede interna. A grandeza deste filme líquido varia com o tempo de drenagem e por esta razão é preciso adotar um tempo de escoamento uniforme. Geralmente, o líquido é escoado pela ação da gravidade e a pipeta é removida do frasco para onde o líquido foi transferido a cerca de 15 segundos após o escoamento total.
Em análises demáxima precisão, mesmo com a vidraria limpa, há o risco de contaminação com vestígios de outras soluções que ainda possam estar impregnadas no material, então para garantir, faz-se a ambientação das vidrarias, que é uma limpeza do material com o próprio produto que irá analisar. Caso ainda haja vestígios de outro produto esse irá reagir na ambientação e não na análise final.

1.1 Objetivos

•Ambientar o aluno na manipulação adequada de uma pequena parte dos materiais que serão utilizados ao longo do curso dentro do laboratório;
• Conhecer o tipo de pipeta que iremos trabalhar, e a diferença entre as outras;
• Conhecer a forma correta de utilização de pipetas;
• Ambientar o aluno na medida de alíquotas, procedimento o qual é realizado com auxílio das pipetas.







2. REVISÃODA LITERATURA

Medir volumes de líquidos faz parte da rotina de um laboratório químico. As medidas de volumes podem ser efetuadas para serem usadas numa análise qualitativa (não requer muita exatidão nas medidas de massa ou volume) ou numa análise quantitativa (requer elevada exatidão nas medidas de massa e de volume). Portanto, é necessário saber diferenciar e usar corretamente os materiaisvolumétricos, de modo a reduzir ao mínimo o erro das análises.

A pipeta pode ser de dois tipos: Graduada ou Volumétrica.
1. Pipetas Graduadas: São providas de uma escala numerada de cima para baixo e geralmente graduada em 0,1 mL. A sucção do líquido deve ser feita através de uma pêra de segurança ou vácuo. Esse tipo de pipeta serve para escoar volumes variáveis de líquido, mas sua precisão...
tracking img