Técnicas de negociação

Páginas: 8 (1958 palavras) Publicado: 29 de março de 2011
Definindo Comportamento Organizacional

Falamos até aqui da importância das habilidades humanas; o termo mais utilizado para denominar o seu estudo é Comportamento Organizacional.
Comportamento Organizacional é um campo de estudos que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações, como propósito de utilizar esseconhecimento para promover a melhoria da eficácia organizacional.
O comportamento organizacional estuda três determinantes do comportamento das organizações: indivíduos, grupos e estrutura, com o objetivo de que as organizações trabalhem mais eficazmente.
Em outras palavras, o Comportamento Organizacional se preocupa com o estudo do que as pessoas fazem nas organizações e de como essecomportamento afeta o desempenho destas organizações.
Como de forma geral estas questões envolvem as relações de trabalho, os estudos têm enfocado os comportamentos relativos a funções,trabalho, absenteísmo, rotatividade, produtividade, desempenho humano e administração.
Embora haja alguma controvérsia sobre a importância relativa de cada um deles, o comportamento organizacional incluitópicos como motivação, comportamento e poder de liderança, comunicação interpessoal, estrutura e processos de grupos, aprendizado, desenvolvimento de atitudes e percepção, processos de mudanças, administração de conflitos, planejamento do trabalho e estresse no trabalho.

Intuição x Método
T Todos nós somos estudantes de comportamento. Você observa o que as outras pessoas fazem, tentacompreender o porquê de seu comportamento e prever o que fariam sob determinadas circunstância. Para aprimorar sua capacidade de previsão, é preciso uma abordagem sistemática. O conceito central dessa abordagem é que o comportamento não é aleatório. Ele parte de algum ponto e dirige-se a outro, que representa alguma coisa que o indivíduo acredita ser, correta ou incorretamente, de seu interesse.
Ocomportamento é previsível quando sabemos como a pessoa percebe uma situação e qual a sua importância para ela. O comportamento das pessoas não parece racional, porém sua intenção o é, ou assim parece para elas. As pessoas não reagem da mesma maneira a uma dada situação, contudo, existem algumas consistências fundamentais que podem ser identificadas e modificadas para refletir as diferençasindividuais. Essas consistências fundamentais são muito importantes porque permitem a previsibilidade. Quando dirige seu carro, por exemplo, você faz algumas previsões sobre como os outros motoristas vão se comportar e que normalmente se confirmam; são as leis de trânsito que tornam essas previsões possíveis. Existem leis (escritas ou não) em praticamente todos os ambientes. Por isso, é possível prever ocomportamento (dentro de certa “faixa”, por assim dizer) na maioria das situações. Por exemplo, ao entrar no elevador, a maioria das pessoas se vira de frente para a porta. Onde está escrito que isso deveria ser feito? Não está; da mesma forma que somos capazes de prever o comportamento dos motoristas (para os quais existem regras escritas), também podemos prever o comportamento das pessoas noelevador (onde existem poucas regras estabelecidas).
Esses exemplos servem para ressaltar o principal conteúdo deste texto: o comportamento é geralmente previsível, e o seu estudo sistemático é uma forma de realizar previsões. Estudo sistemático se refere ao exame dos relacionamentos e das relações de causas e efeitos, baseando nossas conclusões em evidências científicas – dados coletados sobcondições controladas e interpretados de maneira rigorosa.
Algumas das conclusões que apresentamos apenas corroboram o senso comum; mas você também irá deparar-se com resultados de pesquisas que contrariam esse mesmo senso comum. A Idéia é permitir que vá além de suas visões intuitivas sobre comportamento, esperando que isso pode melhore a sua habilidade na explicação e previsão do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!