Técnicas de gestão de pessoas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1503 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Objetivo Geral

O presente trabalho acadêmico tem como objetivo a obtenção de créditos parciais na disciplina de “Gestão de Pessoas”, através da análise do filme “Coach Carter: Treino para a vida” (1º desafio) e do texto “Ensinamentos de a arte da guerra” (2º desafio), confrontando com os conteúdos assimilados em sala de aula.
No caderno de atividades foi proposta a estrutura para odesenvolvimento deste trabalho, com alterações encaminhadas pela coordenação através de e-mail.

2. 1º DESAFIO

2.1. Material de análise: Filme: Coach Carter: Treino para a vida (2005)

O filme em questão narra a história de um ex-jogador de basquete universitário, Ken Carter, interpretado por Samuel L. Jackson, que assume o desafio de treinar uma equipe de basquete em um colégio com poucaestrutura física, localizado em uma comunidade carente, com alunos desmotivados pelas suas próprias limitações. Adotando uma postura de liderança através da inspiração, comprometimento, o treinador inicia um processo de mudança na realidade encontrada.
Trata-se de um filme muito utilizado em palestras motivacionais, ou por pessoas ligadas à gestão de pessoas e administração, bem como poreducadores.

2.2. Etapa 1

A primeira etapa deste desafio consistiu em assistir ao filme em questão, todavia, valendo-se de uma análise crítica, tendo como base os conceitos adquiridos em sala de aula e os tópicos a serem esclarecidos na próxima etapa.

2.3. Etapa 2

Esta etapa tem os seguintes objetivos: avaliação do treinamento adotado pelo técnico ao time de basquete considerando: método dediagnóstico utilizado, método de treinamento adotado e resultados alcançados.
Ao se deparar com o novo desafio, o treinador Carter encontra um grupo de jovens, desmotivados, desorganizados e descomprometidos com seus próprios objetivos (ou até sem qualquer objetivo) e com os do grupo em si.
Neste momento faz-se necessário contextualizar a realidade do filme. Nos Estados Unidos, asuniversidades concedem bolsas de estudos para atletas. Os jovens retratados no filme são de origem humilde, portanto, a bolsa de estudos era a única chance de custearem seus estudos. Por outro lado, o acesso à universidade depende do desempenho nos estudos, o qual, na maioria dos alunos retratados, era pífio.
O treinador Carter estabeleceu o objetivo: proporcionar o acesso a universidade para a maioriados alunos e condicionou a participação no time ao desempenho escolar, ou seja, estabeleceu um sistema de penalidades e recompensas, baseado na ideia de que o sucesso e o fracasso é coletivo.
Analisando o trabalho de Carter fica evidente a observância aos seis processos de Gestão de Pessoas: processos de agregar, aplicar, recompensar desenvolver, manter e monitorar pessoas.
O processo deagregar consiste em incluir novas pessoas no grupo. No caso do filme, para que o próprio filho de treinador fizesse parte do time, foi exigido o comprometimento com os objetivos fixados ao grupo, bem como quando um dos alunos abandona os treinos, ao retornar exige-se que o mesmo passe por todo o processo aos demais foram submetidos.
Processos de aplicar e desenvolver pessoas. O primeiro delesconsiste em delimitar o papel que cada um dos componentes irá exercer no grupo e o segundo processo consiste em capacitar e incrementar o desenvolvimento de cada um de seus componentes. Nestes aspectos, no filme os alunos foram submetidos a intenso treinamento atlético, bem como a sessões de estudo para aprimorar o desempenho estudantil.
No que diz respeito ao processo de recompensar pessoas, oincentivo era relacionado com o próprio objetivo proposto: a prática de uma atividade prazerosa (jogar basquete), com a possibilidade de se ingressar numa universidade.
Através do processo de monitorar pessoas, o treinador obtinha os boletins dos alunos com os professores, a fim de verificar se o desempenho estava dentro do previsto.
Enfim, como processo de manter pessoas, o clima de união e...
tracking img