Técnicas de avaliação de títulos, ações preferenciais e ação ordinária, após conceituar valor.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1058 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 28 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO DE TÍTULOS

Como firmado anteriormente, o valor de um ativo é igual ao valor presente de seus fluxos de caixa futuros. Essa regra pode ser aplicada a qualquer ativo financeiro, inclusive os títulos. O governo norte-americano, regularmente, toma empréstimos do mercado, emitindo títulos governamentais, para cobrir seu déficit público. As corporações emitem títulos para captar recursosnecessários à expansão de suas operações. Dessa maneira, o governo e as corporações que tomam empréstimos comprometem-se a pagar uma certa quantia de juros anuais, semestrais ou trimestrais, em dinheiro, aos portadores desses títulos. A quantia de juro a ser recebida é a taxa de cupom, estabelecida em cada certificado do título. Outra informação encontrada no certificado do título inclui a data dovencimento, o valor de face e o número de vezes que o juro é pago a cada ano. A data de vencimento é a data em que o emissor deve pagar ao investidor o valor de face do título, liquidando, assim, o débito. O valor de face de um título é o valor do título na data do seu vencimento. Quando esses dados estão disponíveis, o valor do título pode ser facilmente determinado.

Como determinar o valor deum título:

1. Calcular o valor presente dos pagamentos de juros;
2. Calcular o valor presente do valor de face;
3. Somar os dois valores presentes.

Observe que ambos os valores, o de face e o de juros, devem ser descontados pela taxa de mercado (a taxa pela qual títulos similares são descontados).

EXEMPLO: Determinando o valor de um título

Problema Uma empresa emite um título decinco anos com valor de face de $ 1.000 a uma taxa de cupom de 10%. O juro é pago anualmente e a taxa de desconto no mercado é 12%. Determine o valor do título.

Solução Para determinar o valor desse título, desconte primeiro o juro anual de $100 (10% x $1.000 = $100) pela taxa de desconto de 12% por cinco anos. A seguir, desconte o valor de face de $1.000 A 12% por cinco anos e adicione os doisvalores presentes:

Valor do título (Vb) = $100___ + 100___ + __100___ +
(1 + 12%)1 (1 + 12%)2 (1 + 12%)3

+ 100 + 100 + _ 1.000__
(1 + 12%)4 (1 + 12%)5 (1 + 12%)5

=A resposta a essa questão pode ser facilmente determinada pelo uso de calculadoras ou das tabelas de valor presente:

$100(FVPA12%,5) + $1.000(FVP12%,5) = $100 (3,604) + $1.000(0,567)
= $360 + $ 567 = 92



AVALIAÇÃO DE AÇÕES PREFERENCIAIS
Os acionistas preferenciais recebem um dividendo fixo das companhias emitentes a intervalosregulares. As ações preferenciais não têm data de resgate; portanto, os dividendos pagos por essa ação podem ser considerados uma perpetuidade. O valor da ação preferencial também pode ser determinado descontando o valor presente de seus dividendos em um período infinito de tempo:

VP = D _ + D __ + D __ + ... + D___
(1 + K)1 (1 + K)2 (1 +K)3 (1 + K)

em que:

VP = valor de mercado da ação preferencial
D = dividendo constante
K = taxa de desconto

Essa equação pode ser reescrita com uma fórmula de perpetuidade simples:

VP = _ D_
K

Com essa equação simples, o valor da ação preferencial pode ser determinado, uma vez que as informações sobre os dividendos fixos e a taxa de desconto estejamdisponíveis. Uma solução direta para um problema muito importante!

EXEMPLO: Determinando o valor da ação preferencial

Problema A Companhia ABC emite ações preferenciais; cada ação paga um dividendo anual de $2. A taxa de desconto de uma ação preferencial similar no mercado é 10%. Determine o valor de uma ação preferencial emitida por essa companhia.

Solução O preço da ação preferencial é...
tracking img