Técnicas de arquivo e redação oficial - profuncionário

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1904 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
PROFUNCIONÁRIO
Curso Técnico de Formação para os
Funcionários da Educação
Habilitação Gestão Escolar

PRATIQUES - MÓDULO 13 - TÉCNICAS DE ARQUIVO E REDAÇÃO OFICIAL

Página 20:

Elabore um memorando, ata, requerimento, ofício ou declaração, obedecendo as normas técnicas da presidência da república?
Abaixo está o Memorando que elaborei obedecendo às normas técnicas dapresidência da república:
GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ
SECRETARIA ESPECIAL DE PROMOÇÃO SOCIAL
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
____________________________________________________________

______________________________________________
Mem. 123/2011-ASCOM Belém, 24 de agosto de 2011.

ÀCoordenação de Recursos de Material - CRM
Assunto: Necessidade de aquisição de novos computadores.
Senhor Coordenador,
Em virtude dos computadores existentes nesta Assessoria de Comunicação Social, apresentarem diariamente defeitos e, sem condições de uso, faz-se necessário à aquisição de novos computadores para que possamos apresentar um trabalho eficaz e de qualidade.
Dessa forma,solicitamos aquisição de 03 (três) computadores urgente para serem instalados nesta Assessoria.
Atenciosamente,
Eliana Cardoso
Secretária da Assessoria de Comunicação Social

Responda por que é importante uma pessoa que lida com o público ter o conhecimento sobre variedade linguística?

Resposta: Na instituição, lidamos com o atendimento ao público, interagimos o tempo todo com diversos tiposde pessoas, de estilos diferentes. Então, há necessidade de ter o conhecimento sobre variedade linguística.
A competência comunicativa de uma pessoa lhe permite saber adequar sua fala dependendo do seu interlocutor. Isso consiste em demonstrar habilidades de saber o que falar e como falar, utilizando as regras da língua, com o estilo formal ou informal.

Produza um texto com no mínimo de 300e no máximo 500 palavras, sobre a importância da comunicação, tendo por base as unidades 2 e 3 do módulo 13 e conteúdos de pesquisas anteriores.
Desde há tempos imemoriais os processos de comunicação são importantes para as relações entre os seres humanos e entre os próprios animais. A comunicação é feita através de sinais, de ruídos, de imagens e da fala. O ser humano além, claro, dapalavra, criou outros tipos de sinais para a sua comunicação, quer seja através da fala, através da escrita, da mímica, dos sons e das imagens. Para que se realize a comunicação é necessária a presença do emissor que codifica a mensagem transmitindo-a ao receptor, que a decodifica, realiza o feedback e processa a devida resposta com a assimilação ou não da respectiva mensagem, criando aí o processode comunicação.
Vivemos cercados de pouco entendimento entre muitas e muitas partes. Nossa vida se regula pelo nível de comunicabilidade de que desfrutamos. Podemos citar o apresentador Chacrinha, um mestre da comunicação, que consagrou como bordão a frase: "Quem não comunica se trumbica". E atualmente estamos cercados por várias mídias: a tv, o rádio, a imprensa e mais recentemente, ainternet. Além das mídias que nos levam à comunicação à longa distância, lançamos mão das telefonias fixa e móvel. Mas não há nada mais eficaz que a comunicação presencial.
A nossa percepção do mundo externo nem sempre se coaduna com a nossa percepção interior. É nessa ocasião em que a comunicação fica truncada: a incapacidade de perceber o outro, com todos os seus defeitos e suasvirtudes. No rompimento familiar tudo começa quando há um trancamento na comunicação e esta falha. Não há comunicação quando os interesses dos interlocutores não satisfazem as necessidades recíprocas.
O caminho para uma boa comunicação é nós tentarmos ao máximo sermos nós mesmos, sem ficarmos atrás de um biombo, isto é, quando não partilhamos os nossos sentimentos, pensamentos, desejos e tudo o...
tracking img