Técnicas da contabilidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2758 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A matemática financeira compreende um conjunto de técnicas e formulações extraídas da matemática, com o objetivo de resolver problemas relacionados às finanças de modo geral, e que, basicamente consistem no estudo do valor do dinheiro no tempo.

O valor do dinheiro no tempo relaciona-se à idéia de que, ao longo do tempo, o valor do dinheiro muda, quer em função de ter-se a oportunidade deaplicá-lo obtendo assim uma remuneração (juros) sobre a quantia envolvida, quer em função de sua desvalorização por causa da inflação.

O tempo é uma das variáveis chaves para a matemática financeira. Existem duas formas básicas para considerar a evolução do custo do dinheiro no tempo: regime de capitalização simples ( RCS) e regime de capitalização composta (RCC).
Independentemente da forma decapitalização, sempre existirão em problemas da matemática financeira alguns elementos básicos:
Capital inicial ou valor presente: é a quantidade de moeda ou dinheiro que um indivíduo tem disponível e concorda e ceder a outro, temporariamente, mediante determinada remuneração.
Juros: equivalem ao aluguel do dinheiro e são genericamente representados por taxa expressa em forma percentual ao períodosimbolizada pela letra i (do inglês interest rate, taxa de juros). É o nome que se dá à remuneração paga para que um indivíduo ceda temporariamente o capital que se dispõe (os juros, a rigor, representam a remuneração recebida pelo sacrifício de não consumir no presente. A postergação do consumo só será aceita se, para compensá-la, tornar-se possível obter uma remuneração que garanta mais consumofuturo). Os juros devem ser eficientes o suficiente para remunerar o rico ( ) envolvido na operação de empréstimo ou aplicação, representado pela incerteza em relação ao futuro do capital aplicado ou emprestado. Os juros devem gerar um ganho real ( r ) ao proprietário do capital como forma de compensar sua privação por determinado tempo. Os juros devem compensar também a perda do poderaquisitivo, que é corroído pela inflação (  ). Portanto os juros expressados algebricamente é:
 

Montante ou valor futuro: é o resultado da aplicação do capital inicial. Matematicamente representa a soma do capital inicial mais os juros capitalizados durante o período. Em algumas situações (desconto comercial) o valor futuro é denominado valor nominal. É portanto, a quantidade de moeda (dinheiro) quepoderá ser usufruída no futuro.

Tempo: ou período de capitalização, corresponde a duração (em dias, semanas, meses, anos, etc) da operação financeira. É comumente expressa em unidades de período a que se refere.

1.2 – DIAGRAMAS DE FLUXO DE CAIXA
Para facilitar a representação das operações financeiras, costuma-se empregar o diagrama de fluxo de caixa, ou simplesmente DFC, que consiste narepresentação gráfica da movimentação de recursos ao longo do tempo (entradas e saídas de caixa).
No diagrama de fluxo de caixa, alguns aspectos de vem ser destacados:
A escala horizontal representa o tempo, que pode ser expresso em dias, semanas, meses, anos, etc.
Os pontos 0 e n indicam as posições relativas entre as datas. Assim o 0 representa, normalmente a data inicial. O ponto nrepresenta o número de períodos passados.
As entradas de dinheiro representam aos recebimentos. Têm sempre sinal positivo e são representadas por setas apontadas para cima.
As saídas de dinheiro correspondem aos pagamentos. Têm sempre sinal negativo e são representadas por setas apontadas para baixo. Veja os exemplos:















Exemplo 1: O diagrama de fluxo de caixa de umempréstimo contraído por alguém no valor de $ 300,00 que será quitado mediante o pagamento de $ 340,00 daqui a 6 meses pode ser visto a seguir.












Exemplo 2: Represente um fluxo de caixa de uma aplicação no valor de $ 500,00 que será resgatado em três parcelas iguais mensais, no valor de $ 200,00.









Exemplo 3: Uma compra a prazo de um CD-Player que custa a vista $...
tracking img