Técnica modelagem e relacionamento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMARIO
1 – Introdução. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 01
2 – Caso de Uso Controlar Matricula. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 02

3 – Técnica de Modelagem e Relacionamento . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 03

4 – Escolha do Tipo de Projeto. . . . . . . . . . . . .. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 04

5 – Modelos Ágeis e Modelos Evolucionários . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 06

6 – Referências . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 13

1 INTRODUCAO
Objetivo da atividade:
Aplicar os conceitos do contexto das disciplinas do 2º semestre.

.
2CONSIDERE UM CASO DE USO CONTROLAR MATRÍCULA, CUJO OBJETIVO É REGISTRAR A MATRÍCULA DO ALUNO. PARTINDO DESTE CENÁRIO ELABORAR A DOCUMENTAÇÃO DE CASO DE USO.

Documentação do Caso de Uso
1º Caso de uso
Título: Registrar dados do aluno.
Descrição: A secretária irá registrar os dados do aluno.
Ator: Secretária.
Inclusões: Login do usuário.
Pré-condições: É necessário que a secretária possua umlogin para acessar o sistema.
Detalhes: Através de seu login a secretária acessa o sistema e registra os dados do novo aluno.

2º Caso de uso
Título: Atualizar dados do aluno.
Descrição: A secretaria irá atualizar os dados do aluno.
Ator: Secretária.
Inclusões: Login do usuário, Identificar aluno.
Pré-condições: É necessário que a secretária possua um login para acessar o sistema.Detalhes: Através de seu login a secretária acessa o sistema, identifica qual aluno é necessário atualizar os dados, através de seu nome. Já com os dados na tela, conclui a atualização alterando os dados necessários.

Diagrama do Caso de Uso



3 CONSIDERANDO A TÉCNICA DE MODELAGEM RELACIONAMENTO, EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS O QUE SÃO ENTIDADES, RELACIONAMENTOS, ATRIBUTOS, CARDINALIDADE,ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS, MODELO CONCEITUAL DE DADOS, MODELO LÓGICO DE DADOS E MODELO FÍSICO DE DADOS.

ENTIDADES: é um conjunto de coisas ou objetos relevantes para o que se quer armazenar. Pode ser abstrato ou concreto e possui características ou propriedades em comum agrupados, na língua portuguesa são reconhecidos como substantivos.

RELACIONAMENTOS: é um grupo de associações entre oselementos que também tem relevância quando associados entre si. Podem ocorrer entre duas entidades (binário) ou entre várias entidades (ternário, n-ário). Na língua portuguesa são reconhecidos como verbos.

ATRIBUTOS: é um dado, uma característica ou uma propriedade relevante de uma entidade ou relacionamento. Na língua portuguesa são reconhecidos como adjetivos.

CARDINALIDADE: é a quantidade deocorrências de entidades que podem estar associadas a uma ocorrência da entidade que se quer analisar. É também conhecida como regra do negócio entre as entidades envolvidas em um relacionamento.

ADMINISTRADOR DE BANCO DE DADOS: é o controlador central dos dados e programas que irão acessar o banco de dados. É aquele que defini o esquema e a estrutura de armazenamento e métodos de acesso,possibilitando atualizações necessárias ao banco de dados através de regras, controle de acesso e restrições de integridade.

MODELO CONCEITUAL: é aquele que descreve a realidade do ambiente do problema, é formada de uma visão global de todos os relacionamentos, independente das restrições de implementação.

MODELO LÓGICO: é aquele que descreve as estruturas que estarão contidas no banco dedados, de acordo com as possibilidades permitidas pela abordagem, mas sem considerar ainda nenhuma característica específica de um SGBD.

MODELO FÍSICO: neste modelo a preocupação fica mais direcionada às características de armazenamento físico do banco de dados.

4 FAZER A ESCOLHA DE QUE TIPO DE PROJETO DEVERÁ SER CRIADO, BEM COMO FUNDAMENTAR SUA ESCOLHA. TAMBÉM DEVEM SER RELACIONADOS QUAIS OS...
tracking img