Técnica de pesquisa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3795 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA EM EDUCAÇÃO

Texto produzido com base no livro “Planejamento de pesquisa – Uma introdução”, de Sérgio Vasconcelos de Luna, editado pela EDUC, São Paulo, 1999, para apoiar o ensino da disciplina-título. Rondonópolis-MT, 20 de Fevereiro de 2010.

1. O QUE É PESQUISA CIENTÍFICA
1. O que não é!
Existem várias formas de conhecimento.Certamente a mais antiga é o conhecimento popular ou senso comum, transmitido boca-a-boca entre as pessoas. Grande parte do processo civilizatório de nossa humanidade baseou-se nessa forma de conhecimento. Pessoas mais observadoras, com maior necessidade ou curiosidade que outras, descreveram fenômenos ocorridos ao seu redor dando origem ao senso comum. Dar um banho frio numa pessoa febril éproduto dessa forma de conhecimento, gerado por mães atenciosas e observadoras, e que muito tempo depois foi incorporado por outra forma de saber.
Outra forma é o revelado ou conhecimento religioso que provê ao ser humano respostas para qualquer pergunta. A revelação não pode ser comprovada e torna-se artigo de fé, gerando dogmas insofismáveis e irrefutáveis.
Por fim o conhecimentofilosófico obtido pelo ato de pensar sobre determinadas interrogações e encontrar as respectivas respostas plausíveis que não podem ser observadas, nem mensuradas e nem reproduzidas.
A Ciência não se ocupa dessas formas do conhecimento.
2. Ciência e Pesquisa Científica
Álvaro Vieira Pinto define Ciência como:
[...] a investigação metódica, organizada, darealidade, para descobrir a essência dos seres e dos fenômenos e as leis que os regem com o fim de aproveitar as propriedades das coisas e dos processos naturais em benefício do homem. (VIEIRA PINTO, 1979, p. 30)
Dessa definição tem-se que a Ciência exige método para seu processamento. Por método entende-se, entre outras, a definição de Mário Bunge:
[...] é umprocedimento regular, explícito e passível de ser repetido para conseguir-se alguma coisa, seja material ou conceitual. (BUNGE, 1980, p. 19)
Logo, para fazer Ciência é necessário seguir um método científico aceito. Ou seja, a pesquisa científica exige que o pesquisador siga um método, entendido como meio pelo qual se chega aos resultados
As pesquisas científicas têm um objetivo maior: obenefício do homem. Esse objetivo filosófico da pesquisa norteia eticamente o trabalho do pesquisador. Entretanto a pesquisa visa sempre que alguém aprenda alguma coisa, ou seja, a pesquisa visa gerar conhecimento sobre algo para que alguém possa conhecer tal coisa. Não se faz pesquisa sobre o já comprovado, exceto para refutar. A pesquisa científica visa à produção de conhecimento novo, relevanteteoricamente, fidedigno e útil socialmente.
Os objetivos de uma pesquisa podem assumir infinitas situações. Por exemplo:
a) Demonstrar a existência ou ausência de relação entre diferentes fenômenos;
b) Estabelecer consistência interna entre conceitos dentro de certa teoria;
c) Desenvolver novas tecnologias;
d) Demonstrar novas aplicações detecnologias conhecidas;
e) Aumentar a generalidade do conhecimento científico;
f) Descrever as condições sob as quais um fenômeno ocorre.
Obviamente a lista de objetivos das pesquisas é infinita. Entretanto, pelos exemplos nota-se que por meio da pesquisa científica há possibilidade de responder qualquer pergunta factível e relevante.
Pedro Demo define a pesquisacientífica como "[...] a atividade científica pela qual descobrimos a realidade" (DEMO, 1987, p. 23). Para Fred Kerlinger a pesquisa científica “[...] é uma investigação sistemática, controlada, empírica e crítica de proposições hipotéticas sobre supostas relações entre fenômenos naturais" (KERLINGER, 1973, p. 11). Ou seja, a pesquisa científica é o instrumento de investigação usado pela Ciência...
tracking img