Técnica de negociação

Páginas: 15 (3747 palavras) Publicado: 8 de outubro de 2011
Introdução

Para conseguir sucesso em uma negociação, consiga o maior numero de informações sobre a pessoa, empresa ou o produto em que vai negociar.
Estamos na era da informação, quem tem acesso a isso tem maiores chances de tomar decisões corretas, usando as variáveis básicas de uma negociação (tempo, poder e informação).
Planejar bem uma negociação, manter o foco noassunto, conhecer o mercado, estratégia, flexibilidade, postura, saber ouvir, criatividade, ser juiz avaliar o que esta sendo falado, e ter empatia, são as habilidades que um negociador precisa ter para um sucesso na negociação; essas habilidades podem ser inatas ou aprendidas na prática.
O Papel do negociador nesse processo é identificar com clareza qual o problema a ser resolvido, encontrarcritérios objetivos que facilitem a decisão, realizar as etapas de negociação baseada em princípios e por fim evitar a barganha posicional.
Levando em conta a ética que é um conjunto de conceito de valores morais, serve para que haja um equilíbrio e um bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado em uma negociação.

Desenvolvimento

1.0 Habilidades essenciaisdos negociadores

Para se ter sucesso em uma negociação é preciso concentrar-se nas idéias, ter objetividade, proporcionar alternativas a outra parte, apresentar propostas concretas, saber falar e ouvir, ter empatia, traçar planejamento.
Segundo Martinelli, (2009) habilidade está relacionada em termos de aptidão, capacidade, competências e inteligência.
Conhecer e desenvolverhabilidades essências torna-se imprescindível aos indivíduos que pretendem realizar constantemente negociações vencedoras.
Acredita-se que as habilidades dos negociadores são inatas, e as outras habilidades vão se aprendendo de experiências convividas, ou seja, na prática.
Um negociador deve ter as habilidades de ter estratégia, flexibilidade, postura, atitude, manter foco noassunto, conhecer o mercado, saber ouvir, ter criatividade, fazer o uso da psicologia, ser juiz, avaliar o que esta sendo falado, ter empatia, comunicação, e solução de conflitos.
Conforme Bernadi, (2008) as habilidades essenciais de um negociador são concentrar-se nas idéias, não deixar que a negociação seja levada para o lado pessoal e o ponto de vista de cada um deve ser colocado como umaoportunidade de reflexão e revisão das opiniões.
Discutir as proposições, centralizando as discussões a aspectos realmente relevantes para o momento proporcionando alternativas a outra parte, não deixando o adversário sem as mesmas, mas deixar o Maximo de alternativas para satisfazê-lo.
Ter objetividade no equacionamento de problemas, para que seja resolvido de maneira eficaz, buscando asolução mais adequada.
Apresentar propostas concretas, tudo que for discutido deve ser apresentado em forma de conclusão.
Ter consciência de que se negocia o tempo todo, saber interpretar o comportamento humano, tendo conhecimento sobre as pessoas em termos de reações, maneiras de agir e pensar.
Evitar estruturar um relacionamento em função de uma acordo, ou seja, exigir umrelacionamento a longo prazo.
Conforme Martinelli, (2009) todas essas habilidades podem ser traduzidas como essencialmente genéricas, resumindo-se em capacidades de preparação, objetivação, planejamento, comunicação, raciocínio, percepção, verificação e adaptação.
Os negociadores hoje precisam ser flexíveis, criativos e com conhecimentos generalistas, tendo boa capacidade de adaptaçãoe entendimento das diferenças culturais. Tem dois tipos de Habilidades:
Habilidade conceitual: individuo precisa para agregar valor à função sem ter a técnica. Exemplos: liderança, saber trabalhar em equipe, pró- atividade e ter flexibilidade.
Habilidade técnica: é ter conhecimento da área que se trabalha.
Em uma negociação, seja claro no ponto de vista, utilize com cautela...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnicas de negociaçao
  • Tecnicas de negociacao
  • Técnicas de Negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Técnicas de negociação
  • Tecnicas de negociação
  • Tecnicas de Negociação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!