Técnica de lavagens de mãos

Técnica de Lavagem de mãos
Amanda Vendrame Ferreira 1
Beatriz Carvalho de Lima 2
Fernanda Pereira Aguiar 3Polyana Rakel de Souza Paes 4
RESUMO
Este estudo objetiva analisar e demonstrar qual é a importância para profissionais da área da saúde, especialmente enfermeiros, lavar as mãos antes ou após arealização de qualquer tipo de procedimentos médico-hospitalares. Utilizou-se como marco metodológico um levantamento bibliográfico em livros, que discorrem sobre a temática abordada, enfatizando por que,quando e como devemos lavar as mãos. Podemos entender que a técnica de lavagem de mãos tem as suas finalidades, as quais são essas: Eliminar grande número de microrganismos transitórios e residentes;Evitar propagação de doenças; Eliminar a sujidade da pele (sujeiras e oleosidade da pele); Para proteção própria; Manter a higiene pessoal; Não contaminar outras pessoas; Prevenir infecções; Mãosimpecáveis e sem adereços reduzem risco de contaminação. Conclui-se que o hábito de lavar as mãos torna-se um determinante de suma importância dentro de um ambiente hospitalar, pois manter a melhor higiene dasmãos ajuda a reduzir a transmissão de microrganismos patógenos, impedindo assim, que ocorra a autocontaminação tanto dos profissionais de saúde, quanto dos pacientes que necessitam de um determinadoatendimento hospitalar.
Palavras-chave: Higiene. Pacientes. Enfermagem.

____________________
1 Acadêmica do 2º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, CampusUniversitário de Tangará da Serra. Endereço eletrônico: amandavendrame@hotmail.com.
2 Acadêmica do 2º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário deTangará da Serra. Endereço eletrônico: beatriz_16tga@hotmail.com.
3 Acadêmica do 2º semestre do Curso de Enfermagem da Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de Tangará da...
tracking img