Téc. dietetica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2063 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
ESCOLA DE NUTRIÇÃO
DEPARTAMENTO DA CIÊNCIA DA NUTRIÇÃO

TÉCNICA DIETÉTICA I

RELATÓRIO SOBRE MENSURAÇÃO DE ALIMENTOS

SALVADOR 201

RELATÓRIO SOBRE MENSURAÇÃO DE ALIMENTOSRelatório apresentado a Universidade Federal da Bahia, como requisito para obtenção de nota parcial na disciplina Técnica Dietética, no curso de Nutrição, sob a orientação da Professora Lilian Lessa.

SALVADOR

2011

SUMÁRIO

Páginas

Introdução.......................................................................................................... 4Objetivos............................................................................................................ 5

Material e métodos............................................................................................. 6 a 7

Resultados e discussão..................................................................................... 8 a 11Conclusão........................................................................................................... 12

Referências......................................................................................................... 13

INTRODUÇÃO

Quando se executa uma receita, é imprescindível que os ingredientes sejam medidos com precisão. Para a mensuração dos alimentos duas técnicas são utilizadas, a de medida padronizada e a demedidas caseiras. Para as medidas padronizadas são utilizados utensílios que ofereçam uma maior precisão e que são padronizados como: balança, proveta, Becker ou recipientes graduados que facilitem a medição dos alimentos. Já para as medidas caseira são utilizados os seguintes utensílios: xícaras, colheres, copos e etc. Por serem recipientes de diferentes tamanhos, podem ocorrer variações nasmedidas dos ingredientes. Porém esses utensílios oferecem grandes vantagens como: a disponibilidade nas casas, baixo custo, rápidos e fácies de usar. No Brasil não existe regulamentação padronizando o tamanho dos utensílios. Consequentemente pode haver diferenças de até 50% nas medidas apresentadas pelos utensílios disponíveis no mercado.

O fator de correção tem como finalidade, determinar asquantidades certas para a compra de alimentos, levando em conta as perdas inevitáveis (cascas, aparas, sementes etc.). Há uma diferença na mensuração de ingredientes secos e líquidos ou gordurosos, levando em conta a natureza de cada alimento. Para ingredientes secos é necessário desmanchar caroços, peneirar a farinha, colocar a farinha dentro de uma xícara e retirar o excesso com uma espátula. Paraos líquidos usa-se um medidor com graduação lateral, e para os gordurosos é preciso retirá-los da geladeira com antecedência para adquirir consistência pastosa.

OBJETIVOS

Objetivo geral:

• Analisar medidas caseiras da massa dos alimentos secos, alimentos líquidos, alimentos pastosos, frutas, biscoito “Maria”, tomate e alface realizada por manipuladores diferentes.

Objetivosespecíficos:

• Medir em triplicata os alimentos;

• Medir o peso bruto e o peso liquido das frutas, tomate, alface e biscoito “Maria”;

• Calcular a porosidade e densidade dos alimentos secos na terceira amostra;

• Calcular o fator de correção experimental e comparar com o fator de correção real;

• Medir o peso da porção experimental e comparar com a porção real de acordocom o guia alimentar e de acordo com o valor indicado no rótulo do alimento.

Materiais e Métodos

Lista de materiais:

-Balança

-Proveta

-Papel toalha

-Prato

-Colheres de chá, sopa e café

- Espátula

-Xícara de chá

-Peneiras

-Bacias

- Faca

Alimentos Secos:

Os alimentos secos foram medidos e pesados em triplicatas, a balança foi tarada antes de cada...
tracking img