Táticas do basquetebol: ataque e defesa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2087 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO DE EDUCAÇÃO FISICA E ESPORTE

Táticas do basquetebol:
ataque e defesa

LONDRINA, 2012
nicole moretto calumby
renata ruela

Táticas do basquetebol:
ataque e defesa

Trabalho apresentado a Disciplina de pricicpios de modalidades coletivas I. Centro de Educação Fisica e Esportes. Universidade Estadual de Londrina. Londrina, 2012.

Orientador: Sergio Parra

Londrina, 2012SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 5
2 JUSTIFICATIVA 6
3.1 táticas ofensivas 7
3.1.2 Controle da Bola 8
3.1.3 Ataque rápido ou “Contra- Ataque” 8
3.1.4 Ataque “Pivot” 8
3.1.5 Ataque de “Alas” 8
3.1.6 Ataque cruzado 9
3.1.7 Ataque contra zonas 9
4.1 Sistema individual 10
4.1.2 Sistema de zona 10
5.1 Movendo os pés 11
5.1.2 Marcanado um adversário com posse de bola 11
5.1.3 Marcandoum oponente sem bola 11
5.1.4 Rebote 13
6 CONCLUSÃO 14
7 REFERÊNCIAS 15

1 INTRODUÇÃO
O desenvolvimento do Basquetebol é notável, tanto que chega a um ponto de empatar com os grandes esportes no gosto do público. É um jogo de competição e de colaboração, pois a vitória depende do esforço do conjunto, embora ofereça grande oportunidade para que se mostre as habilidades individuais e oespírito de iniciativa; favorece o contato pessoal, estimulando nos jogadores, a coragem a destreza, a resistência, a velocidade e a perspicácia. Essa crescente popularidade, resultam de sua própria natureza, pois não só pode ser aprendido com facilidade, como ainda se dá prazer tanto aos veteranos como aos novatos no esporte. Além disso, atende a saúde e ao bem estar físico das pessoas. Apesar desseesporte abrangir várias possibilidades de assuntos, este trabalho tem como objetivo apresentar as algumas táticas e técnicas que envolvem esse esporte, tanto em relação ao ataque quanto para defesa.

2 JUSTIFICATIVA
Por ser um esporte que fascina facilmente qualquer pessoa em qualquer faixa etária, seja para jogar ou apenas para assistir, a importância desse trabalho vem de expôr as principaistécnicas e táticas com o intuito de facilitar as pessoas que gostam do esporte, porém, não o praticam, seja pelo fato de não conhecerem as regras, taticas, técnicas ou aspectos físicos como a altura, etc. Enfim, facilitar o entendimento do basquete e abrindo portas para novos praticantes que por algum motivo se sintam limitados
3 TÉCNICAS EM BASQUETEBOL

A execução de técnicas tem grandeimportância no contexto da performance desportiva. No basquetebol, é inegavél a importância que a aquisição, o desenvolvimento e a consolidação das habilidades técnicas do jogo têm no processo de formação desportiva. Muitos autores referem mesmo que o ensino e o treino na aprendizagem de técnicas específicas, sendo sua correta e eficaz execusão um dos requisitos mais importantes para a obtenção de elevadosrendimentos desportivos. A bibliografia vai de encontro a essa idéia, comprovando que jogadores que apresentam melhores performances competitivas, são de fato melhores executantes do ponto de vista técnico.

3.1 táticas ofensivas
Sem dúvida, a tática ofensiva é a preferida pela grande maioria dos jogadores e do grande público. Psicologicamente é de se entender esse fato, uma vez que qualquerpessoa que pertence à escala normal média, sente-se muito mais seguro e disposto quando tem a iniciativa e o jogo ofensivo depende muito do fator iniciativa.
Dentro da tática ofensiva de jogo, destacam-se os seguintes sistemas:
1-Controle da bola;
2-Ataque rápido ou “Contra- Ataque”;
3-“Pivot”;
4-Ataque “Alas”;
5-Ataque Cruzado;
6-Ataque Contra Zonas;Nos EUA, berço do “basketball”, há uma série de outras táticas, algumas exclusivas de determinados “teams”. Porem, as táticas enumeradas acima representam as mais usadas conhecidas.

3.1.2 Controle...
tracking img