TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL

   TÁTICAS BÁSICAS DO VOLEIBOL




SISTEMAS TÁTICOS

   Para o melhor entendimento técnico e tático das definições sobre os sistemas de jogo adotados no voleibol, é necessário, em primeiro lugar, ter sempre presente as posições que os atletas ocupam na quadra, de acordo com a definição da regra.



POSIÇÕES:

    No momento em que a bola é golpeadapelo sacador, cada equipe deve estar posicionada dentro de sua própria quadra na ordem de rotação (exceto o sacador).

        A posição dos jogadores é numerada como na figura abaixo:


Posicionamento em quadra

A posição nº 1 chama-se defesa direita, e é a posição do saque.
A posição nº 2 chama-se saída de rede.
A posição nº 3 chama-se meio de rede.
A posição nº 4 chama-se entrada derede.
A posição nº 5 chama-se defesa esquerda.
A posição nº 6 chama-se defesa central.
    As posições 4, 3 e 2 são de ataque, portanto, somente os jogadores que as ocupam podem atacar e bloquear dentro da zona de ataque.

    As posições 1, 6 e 5 são de defesa, os jogadores que as ocupam não podem bloquear, e só podem atacar se estiverem posicionados atrás da linha de ataque, na zona de defesa.    Quando a equipe que não sacou vence o rali, ela realiza um rodízio no posicionamento de seus jogadores e  terá o direito de sacar. O rodizio é realizado no sentido horário.


Sentido do rodízio


    Esse rodízio obrigatório faz que, no desenvolvimento da partida, cada jogador tenha que ocupar cada uma das seis posições da quadra, fato que implica, pelo menos em tese, que osjogadores dominem todos os fundamentos técnicos do jogo.

    O posicionamento inicial (PI) será anotado em uma súmula apropriada, para que se tenha controle dos rodízios e para que as equipes de arbitragem cumpram a regra do posicionamento. Ela determina que, até o instante da execução de cada saque, todos os jogadores das duas equipes respeitem seus posicionamentos de rodízio e estejam ocupandosempre as suas posições. Após o golpe dado pelo sacador, os jogadores poderão deixar os seus posicionamentos obrigatórios de rodízio.




LINHAS DE CORRESPONDÊNCIA: 




     É uma linha imaginária, que orienta o posicionamento dos jogadores antes da bola ser golpeada pelo sacador. Esta linha deve seguir a orientação de ordem de posicionamento da seguinte forma:
   



O jogador daposição 1 deverá estar atrás do jogador da posição 2  a direita do jogador da posição 6;
O jogador da posição 3 deverá se posicionar entre os das posições 4 e 2 e à frente do jogador da posição 6;
O jogador da posição 4 se posicionará a esquerda do jogador da posição 3 e à frente do jogador da posição 5;
O jogador da posição 5 deverá estar atrás do jogador da posição 4  e à esquerda do jogador daposição 6;
O jogador da posição 6 estará  entre os das posições 5 e 1 e atrás do jogador da posição 3.

Posicionamento dos jogadores no momento do saque



    Lembrem-se que somente os jogadores da linha de ataque (posições 2, 3 e 4) podem participar normalmente das jogadas de rede (ataque e bloqueio). O jogador de defesa (posições 5, 6 e 1), caso apoie os pés na zona de ataque, não poderáefetuar ataques com a bola estando a uma altura superior à borda da rede. Para tanto, ele deverá saltar de trás - antes da linha, ainda na zona de defesa - da linha de ataque, sem pisar nesta. Ele também não poderá em qualquer circunstância realizar bloqueios.



ZONA DE ATAQUE E DEFESA



SISTEMAS OFENSIVO:

        Os sistemas de jogo utilizados nas táticas do voleibol, também são chamadosde sistemas ofensivos, pois levam em consideração a forma com a qual distribuem-se e divide-se o número de atacantes e levantadores, entre os seis jogadores e quadra.


      No voleibol, de acordo com o estudo tático, os jogadores são divididos em cortadores ou atacantes e levantadores.


      Durante a partida, após a equipe se defender de um saque ou de uma ataque adversário, o...
tracking img