Síntese: Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar Autor: Ivandro Costa Sales

477 palavras 2 páginas
Síntese: Educação popular: uma perspectiva, um modo de atuar
Autor: Ivandro Costa Sales

Sandiele dos Santos

No tópico Educação o autor trata de salientar a importância afetiva dentro do processo de ensino-aprendizagem, em paralelo à ênfase que se dá apenas à produção de conteúdos e acúmulo de conhecimento. Problematiza a relação da dimensão afetiva e a ideia do “saber” como mera transmissão/reprodução/produção de conhecimento. Afirma que o saber (sentir/pensar/agir) é a matéria prima e o instrumental da educação.
Sobre educação e sociedade ,Ivandro aborda sobre a influência do contexto econômico e de seus interesses de lucro e acumulação sobre o processo educativo, onde só tem importância quem é capaz de produzir riquezas através de seu conhecimento, e neste caso, o conhecimento torna-se o poder do indivíduo, que por sua vez necessita estar dentro da consciência para alcançar seu “lugar ao sol”, enquanto isso a desigualdade se reafirma.
Tratando-se de educação popular , o autor aponta a educação ideal, que deve existir para tornar as pessoas informadas, conscientes, capazes de gerar seu próprio ponto de vista sobre a sociedade e seus diversos aspectos, pessoas que compreendam o sistema capitalista a que somos submetidos e sejam capazes de se organizar na luta pela transformação de nossa sociedade atual para sociedade mais justa.
A educação e o estado por sua vez não são grandes contribuintes para o processo de educação população acima, até porque é melhor para os nossos dirigentes reger um povo desconhecedor do sistema capitalista, um povo sem conhecimento, é um povo sem armas fortes, sem argumento. Logo, os espaços governamentais lutam em direção oposta aos interesses populares, visto que a educação popular é a formação de bons lutadores para a transformação da realidade, no entanto o capitalismo por sua vez tenta inibir de todas as maneiras a execução desta educação popular que o autor descreve, através da expansão de suas empresas e de seu modo de

Relacionados

  • Unid2 Ativ4paulofreire Umabiobibliografia
    289717 palavras | 1159 páginas
  • jota
    462187 palavras | 1849 páginas
  • Pesp 2007
    47561 palavras | 191 páginas