síntese dos textos " sonacirem " e " você tem cultura ? "

659 palavras 3 páginas
O texto “O ritual do corpo entre os Sonacirema” aborda sobretudo os rituais que esses povos praticavam diariamente. O texto foi produzido por um antropólogo da Universidade de Michigan, Horace Miner. O autor aborda seus pensamentos sobre os ritos peculiares desse povo.
Segundo o texto, os Sonacirema tinham uma economia de mercado altamente desenvolvida, porém eles dividiam o tempo entre o trabalho e os rituais. O foco era o corpo humano. Para eles, se o corpo fosse uma imagem feia, a pessoa estava apta a sofrer mazelas, e para isso, eles usavam de materiais mágicos para que a aparência se tornasse a mais bonita possível. Os mais poderosos possuíam em suas casas uma espécie de santuário, mas os ritos aconteciam privativamente. O santuário era uma espécie de arca de madeira na parede que continha feitiços e porções mágicas. Entre os profissionais, existiam os curandeiros, que só prestavam os serviços se fossem presenteados, e, além disso, mediante presentes de novo ele liberava os ingredientes para fazer a porção curativa.
Há uma hierarquia na sociedade dos Sonacirema. Na hierarquia dos profissionais da magia, e abaixo dos curandeiros em termos de prestígio, estão especialistas cuja designação é melhor traduzida por "homens-da-boca-sagrada". Além dessa “perseguição” pelo feio, eles têm uma fascinação pela boca.
O autor cita um ritual feito na boca: “Conforme foi-me descrito, o rito consiste na inserção de um pequeno feixe de cerdas de porco na boca, juntamente com certos pós mágicos, seguida da movimentação desse feixes segundo uma série de gestos altamente formalizados.” Além desses 3, ainda existe o escutador, um feiticeiro que tem o poder de exorcizar os demônios que se alojam na cabeça das pessoas.
Aparentemente, todos esses rituais parecem muito sádicos e masoquistas, mas se for observar atentamente e nas entrelinhas, eles faziam a mesma coisa que todos fazem hoje, só que de uma forma mais rústica e natural. Os rituais diários são os mesmos de hoje, como

Relacionados