Síntese do texto: SILVA, Graziela Moraes Dias da. Sociologia da sociologia da educação: caminhos e desafios de uma policy sciense no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 43-83.

1187 palavras 5 páginas
Referência

SILVA, Graziela Moraes Dias da. Sociologia da sociologia da educação: caminhos e desafios de uma policy sciense no Brasil. Bragança Paulista: EDUSF, 2002. p. 43-83.

Entre as varias interpretações do debate educacional do período, destaca-se a de Vanilda Paiva, aponta que o surto pelo “entusiasmo educacional”, primeira iniciativa sobre o debate da educação no Brasil, foi apropriado de formas diversas pelos diferentes grupos (a burguesia, os nacionalistas-conservadores e a Igreja Católica), porém todos partilhavam na crença de que a educação seria o mecanismo para a formação de uma nacionalidade brasileira. A fim de atingir objetivos políticos, esses grupos perdem interesse pela educação, pois por essa via a mudança seria muito lenta. Neste cenário surge o “otimismo pedagógico” representado pelos profissionais da educação, que imprimem um discurso técnico para o tema.
Segundo o texto, a história desses “profissionais da educação” é central na pesquisa, porque eles foram os primeiros a utilizar o pensamento sociológico sistemático na análise da educação brasileira. Cabe ressaltar que estes “profissionais”, em 1920, eram em sua maioria médicos e advogados, que afirmavam a educação como campo de decisões técnicas como forma de legitimar suas posições e consolidar um espaço profissional. Estes emergentes profissionais da educação tinham na ABE seu espaço de organização.
Os debates promovidos nesta associação aumentaram as disputas com os setores interessados na definição da educação, entre eles a Igreja Católica, hegemônica nesta época. O que serviu para ressaltar o caráter politico do tema e conferir certa autonomia ao campo educacional. Deste grupo, os intelectuais da Escola Nova pretendiam transformar o país pela via do ensino com a criação de universidades e a generalização do ensino público. Controvérsias a parte, em relação ao status desses educadores pioneiros, pode-se afirmar que tratava-se de um grupo heterogêneo ideologicamente, pois

Relacionados