Síntese do livro Boniteza de um Sonho - Moacir adotti

995 palavras 4 páginas
BONITEZA DE UM SONHO
ENSINAR-E-APRENDER COM SENTIDO
MOACIR GADOTTI
O livro Boniteza de um Sonho: ensinar e aprender com sentido escrito por Moacir Gadotti, Gadotti se inspira nos ideais de Paulo Freire – lutar por mundo de amor e justiça – sendo a educação a fonte principal e o educador o meio para essa transformação.“Boniteza de ser professor de tantos jovens do planeta”. A obra está dividida em sete capítulos.
1º - Porque ser professor? - Aprender e ensinar com sentido é aprender e ensinar com um sonho na mente; e a pedagogia deve servir de guia para realizar esse sonho. A realidade, contudo, é muitas vezes bem diferente do sonho. Muitos revelam desinteresse em seguir a carreira do magistério, Preparam-se para um ofício e vão exercer outro. Por isso, continuo me questionando: “Por que sou professor?”. Uma pergunta que ouço com frequência também entre meus pares. Talvez esteja aí a chave para entender a crise que vivemos: perdemos o sentido do que fazemos. 2º - Crise de identidade, crise de sentido - Antes de mais nada, para entender a crise de identidade dessa profissão é preciso colocar em evidência as características atuais da profissão docente. Estamos diante de uma profissão massificada, o que realça o grande alcance dessa profissão e sua importância estratégica. Como o conhecimento da humanidade duplica em curto espaço de tempo, ele obsolece rapidamente, é extremamente mutável.Os professores são convocados a deixar de ser apenas professores e se tornarem educadores da humanidade, pois a máquina não substitui o homem no pensar, no agir, no interagir, no compartilhar, no decidir e não possui sentimentos, portanto, à medida que ocorrem as transformações no mundo globalizado, o mestre da educação sempre será necessário para formação do individuo.
3º Formação continuada do professor - A formação do profissional da educação está diretamente relacionada com o enfoque, a perspectiva, a concepção mesma que se tem da sua formação e de suas funções atuais.

Relacionados