Síntese de Catalisadores Baseados em Nanopartículas Bimetálicas de Ouro e Prata Suportadas em SBA-15

561 palavras 3 páginas
Sociedade Brasileira de Química (SBQ)

Síntese de Catalisadores Baseados em Nanopartículas Bimetálicas de
Ouro e Prata Suportadas em SBA-15
Cauê Machado Bueno1 (IC)*, Bianca Faceto Dias 1 (IC), Ângela A. Teixeira Neto1 (PQ)
¹ Centro de Ciências Naturais e Humanas, UFABC- Rua Santa Adélia, 166; Santo André – SP.
*caue.machado@aluno.ufabc.edu.br
Palavras Chave: Nanocatalisadores, Au, Ag, sílica mesoporosa, SBA-15.

Introdução
A escolha dos suportes, bem como das espécies metálicas envolvidas em catálise, é de grande importância e tem enorme influência na atividade catalítica. Desde a descoberta das peneiras moleculares mesoporosas, materiais como a MCM41 e a SBA-15 têm sido considerados como suportes ideais, devido à elevada área superficial, tamanho dos poros ajustáveis, alta estabilidade térmica e física, fácil preparação e baixo custo.1,2
O confinamento de nanopartículas de prata e/ou ouro em SBA-15 é bastante interessante, pois ambos os metais apresentam uma elevada atividade catalítica quando em tamanho nanométrico. Além disso, a prata é mais barata que outros metais nobres como o paládio, por exemplo, sendo boa candidata para ser usada como coadjuvante do ouro. Desse modo, a utilização de nanopartículas de prata vem ganhando imenso interesse devido às suas propriedades catalíticas para uma série de reações orgânicas.

Observou-se que amostras contendo pequenas quantidades de prata apresentam maiores valores de meia altura do pico, indicando proporção direta entre tamanho das nanopartículas e razão de prata.
O pico centrado em 2θ=38° pode ser atribuído tanto ao ouro, como à prata, inviabilizando assim a diferenciação das nanopartículas de Au e Ag somente pela análise dos difratogramas de raios-x.
Análises de espectroscopia no UV-VIS mostrou que em amostras bimétalicas, o valor máximo do pico característico aparece entre os valores correspondentes dos picos característicos de Au e
Ag, indicando formação de liga.

Relacionados

  • miolo
    180299 palavras | 722 páginas