Síndrome de Burnourt

4207 palavras 17 páginas
BURNOUT: A SÍNDROME DO ESGOTAMENTO PROFISSIONAL
Eliane Araújo de Oliveira

RESUMO:
A síndrome de burnout, comumente conhecida como a síndrome do esgotamento profissional é um estado de exaustão física e emocional decorrente da insatisfação do trabalho. É considerada uma doença importante nos dias atuais trazendo consequências não só para o profissional como também para a instituição. Tem como objetivo principal aprofundar nas definições referentes a esta síndrome, elucidando e orientando os profissionais a manter o controle e autonomia nos serviços. Será realizada como ferramenta metodológica a revisão bibliográfica. PALAVRAS-CHAVE: Síndrome do esgotamento profissional; Síndrome de burnout; Saúde do trabalhador. ABSTRACT:
The syndrome of burnout, comumente known as the syndrome of the professional exhaustion is a state of decurrent physical and emotional exhaustion of the insatisfação of the work. An important illness in the current days is considered bringing consequências not only for the professional as well as for the institution. It has as objective main to go deep the referring definitions to this syndrome, elucidating and guiding the professionals to keep the control and autonomy in the services. The bibliographical revision will be carried through as metodológica tool.

KEY-WORLD: Burnout syndrome, Burnout syndrome; Occupational Health.

Discente do curso de enfermagem da Faculdade Ciências Médicas da Bahia.
Ano de conclusão: 2012.1
E-mail: elyaraujo11@hotmail.com
Página 1

Introdução
O termo saúde do trabalhador referese a um campo do saber que visa compreender as relações entre trabalho e processo saúde-doença. Nesta acepção, considera a saúde e a doença como processos dinâmicos, estreitamente articulados com os modos de desenvolvimento produtivo da humanidade em determinado momento histórico. Parte do princípio de que as formas de inserção dos indivíduos nos espaços de trabalho contribuem decisivamente

Relacionados

  • CURRICULUM
    1694 palavras | 7 páginas
  • Burnout
    7003 palavras | 29 páginas