Sídrome do imperador

387 palavras 2 páginas
Síndrome do Imperador: Este termo refere-se a crianças que se distinguem por certas características emocionais, tais como responsabilidade, difícil de desenvolver sentimento de culpa e falta de apego aos pais e outros adultos.
Como e quando se começa a tomar forma síndrome imperador?
Diz-se que as causas são variadas: genéticos e ambientais, entre outros. Há muitos fatores que influenciam, a partir de uma idade jovem. Às vezes, ocorre porque os pais são permissivos, mal preparados ou não pode estabelecer limites.
O Sinais de Alerta na criança:
Os terapeutas estimam que são várias as causas ou cenários que podem favorecer o desenvolvimento de uma criança com a síndrome do imperador. Entre elas se destacam:
Pais muito permissivos que desejam satisfazer a seu filho sempre para que seja feliz.
Ausência de normas básicas e disciplina no lar.
Formas de criação e disciplina muito diferentes entre ambos os pais. Estando os pais juntos ou separados, a maneira de administrar a disciplina e os critérios de criação devem estar em sintonia, caso contrário o pequeno aprenderá cedo qual dos dois pais pode manipular.
Mais comum em filhos únicos.
Sintomas da Síndrome do Imperador: Podem variar de uma criança para outra, no entanto existem condutas similares que podem ser mais ou menos intensas dependendo da idade do pequeno. Assim, encontramos os seguintes traços:
Ansiedade; frustração e surtos de raiva frequentes, inclusive em lugares públicos ou na frente de outras pessoas.
Autoritarismo; quando a criança pede algo deseja ser satisfeito em seguida; caso contrário se desata um esperneio. Impõe de forma constante sua vontade: se faz o que eles dizem.
Egoísmo; lhes custa compartilhar suas coisas com outras crianças ou pessoas.
Sentido de pertencimento exagerado, acham que tudo o que lhes rodeia é seu e pensam que sempre devem ser satisfeitas suas necessidades ou pedidos.
Exigem muita atenção de seus pais ou de quem lhes rodeiam, e consideram que tudo gira ao

Relacionados