SZYPHOZOA E AGENTES PATOGENICOS

1782 palavras 8 páginas
SCYPHOZOA
Os cifozoários são animais que vivem nos mares, e existem cerca de 200 espécies conhecidas pelo ser humano. Os membros dessa classe são cnidários pelágicos, nos quais a medusa é a forma dominante e evidente. Uma forma polipoide, equivalente a uma actínula, segue-se à larva plânula.
A especialização levou a complexidades na estrutura medusoide, possuindo um tamanho maior que a maioria das hidromedusas, manúbrio, mas altamente desenvolvido formando braços orais, mesogléia que contém células, estômago septado ou pelo menos um estômago com filamentos gástricos, cnidócitos gastrodermicos e um certo desenvolvimento dos órgãos sensoriais. Elas possuem simetria radial e não possuem esqueleto sólido.
A reprodução da maioria das espécies se baseia no ciclo de vida com alternância de gerações. Nas medusas acontece através de um processo conhecido como estrobilação. É uma reprodução assexuada, que ocorre nos pólipos através de brotamento. Neste processo são geradas as éfiras (pequenas medusas imaturas). As éfiras se diferenciarão em medusas adultas, que deverão ser responsáveis pela reprodução sexuada. Muitas espécies de medusas são de espécies de sexo separado. A fecundação pode ser do tipo interna ou externa. Algumas espécies são filtradoras, ou seja, obtém alimento (nutrientes) através do processo de filtragem da água marinha. Já outras espécies são predadoras, ou seja, se alimentam de outros animais marinhos.

Ordens

• Stauromedusae ou Lucernariida: pólipos sésseis presos por uma haste em forma de trombeta (Haliclystus, Craterolophus eLucernaria).
• Coronatae: águas-vivas, muitas espécies de mar profundo (Periphylla, Stephanoscyphus, Nausithoe, Linuche e Atolla).
• Semaeostomeae: sifomedusas com sinos em forma de pires (Cyanea, Pelagia, Aurelia, Chrysaora e Stygiomedusa).
• Rhizostomeae: águas-vivas de águas rasas tropicais e subtropicais (Cassiopea, Rhizostoma, Mastigias e Stomolophus).

Curiosidades: - As medusas, um dos

Relacionados